Cármen Lúcia, nova presidente do STF, menciona à Nova Ordem Mundial em seu primeiro discurso: ”Alguma coisa está fora de ordem. Fora da Nova Ordem Mundial”

Segunda mulher a assumir a presidência do STF, ministra permanecerá no posto até 2018; o ministro Dias Toffoli assumiu a vice-presidência da Corte.

Atual presidente do STF Cármen Lúcia.

A ministra Cármen Lúcia tomou posse nesta segunda-feira (12/09/1016) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Aos 62 anos, ela assume o posto ocupado nos últimos anos pelo ministro Ricardo Lewandowski e terá Dias Toffoli como seu vice até 2018.

Nomeada para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, a mineira Cármen Lúcia é agora a segunda mulher a assumir o cargo mais alto do Judiciário (a primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie). Além de chefiar o Supremo, Cármen também comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A solenidade realizada na tarde desta segunda-feira contou com a presença dos presidentes da República, Michel Temer, os presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB)..

Marcada pelo cumprimento rigoroso do ritual protocolar da ocasião, o único destaque inusitado da cerimônia ficou por conta de uma inesperada – porém bela – execução do Hino Nacional pelo cantor e compositor Caetano Veloso no plenário do STF.

O decano Celso de Mello prestou homenagem à nova presidente em nome do plenário da Corte e saudou o fato de o STF mais uma vez ser chefiado por uma mulher. “Este é um momento histórico na história das mulheres do nosso País. O processo de afirmação das mulheres deve ter no Direito não um instrumento de opressão, mas uma ferramenta para extinguir um odioso estatuto de hegemonia [masculina]”, declarou.

Presidente ou presidenta?

Cármem Lúcia Antunes Rocha nasceu em Montes Claros (MG) e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), em 1977. Ela foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2012 a 2013.

Cármen e o ministro Dias Toffoli foram eleitos pelo plenário do STF no dia 10 de agosto, por 10 votos a 1 (por tradição, os ministros não votam em si mesmos).

Após sua eleição, a ministra provocou a ira de simpatizantes da ex-presidente da República Dilma Rousseff ao dizer que preferia ser chamada de presidente (a petista exigia o título de presidenta). 

“Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, não é não?”, disse Cármen na ocasião, aos risos.

A ministra agora é a quarta na linha sucessória da Presidência da República, devendo ocupar o posto caso Temer, Rodrigo Maia e Renan Calheiros estejam impedidos de fazê-lo por alguma razão.

O mais intrigante da posse! Uma Nova Ordem Mundial?

O quê um investigado e indiciado, num inquérito investigativo sobre corrupção, estava fazendo nesta posse como convidado?

Como se já não bastasse o Lula na solenidade, a ministra fez uma homenagem ao cantor e compositor esquerdista, Caetano Velloso.

 Para deixar tudo ainda mais ”estranho”, a nova presidente destacou o seguinte dizer;

“Alguma coisa está fora de ordem. Fora da nova ordem mundial. O que nos cumpre a nós, servidores públicos em especial, e aos juízes, questionar e achar resposta urgente é: de qual ordem tudo está fora? Os conflitos multiplicam-se e não há soluções fáceis ou conhecidas para serem aproveitadas. Vivemos tempos tormentosos. Há que se fazer a travessia para tempos mais pacificados”, declarou.

Os conflitos multiplicam-se e não há soluções ”fáceis ou conhecidas” para serem aproveitadas. Há que se fazer a travessia para tempos mais pacificados.

Vocês conseguiram maldar o que ela está querendo dizer? Nova ordem mundial, pacificar, solução não conhecida?

As figuras ilustres presentes neste encontro solene de posse, nos mostra claramente nas mãos de quem estamos.

A elite global, sempre foi enaltecida indiretamente em discursos políticos. Luiz Inácio Lula da Silva por exemplo, em um de seus discursos ainda como presidente, citou o termo; ”Nova Ordem Mundial”.

A pergunta é; Que ordem é esta que eles tanto falam e se comunicam entre si? Que pacificação é esta e que solução desconhecida é esta? [Com informações de IG e O CORREIO DE DEUS.]

_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Brasil
Governo do Rio vai decretar falência

28/08/2016 Apertem os cintos: o governo do Estado do Rio vai decretar falência — é, falência mesmo. E até dezembro...

Fechar