Em entrevista, Príncipe Dom Bertrand declara: “A religião católica apostólica romana é a religião verdadeira”

Mariana Godoy entrevista-773716

“Na minha opinião, a religião católica é a religião verdadeira, mas no Império não havia perseguição religiosa, nunca houve e ninguém pensa em haver uma perseguição religiosa. A nossa opinião é que se precisa favorecer a religião católica, convencer as pessoas que é a melhor das religiões, como sempre foi na nossa história”, afirma Sua Alteza Real e Imperial. Dom Bertrand, entretanto, critica setores mais “à esquerda” da Igreja Católica. O herdeiro da família imperial afirma que seu conservadorismo é “uma questão de bom senso”.

Assista: “A religião católica é a religião verdadeira”, opina Dom Bertrand

Mariana Godoy Entrevista recebe Dom Bertrand de Orleans e Bragança – Íntegra 27/05/2016 Completo HD.

*Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança (Mandelieu-la-Napoule, 2 de fevereiro de 1941), príncipe de Orléans e Bragança, seria o atual príncipe imperial do Brasil pelo Ramo de Vassouras desde 5 de julho de 1981, quando seu irmão mais velho, D. Luís Gastão, que não tem filhos, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira, herdado do pai.

É o terceiro filho varão de D. Pedro Henrique de Orléans e Bragança, então Chefe da Casa Imperial Brasileira, e de D. Maria Isabel da Baviera, nascida princesa do Reino da Baviera. É solteiro e não tem filhos.

FONTE: RedeTV!

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A Igreja Católica Apostólica Romana: Meretriz de Apocalipse 17.

Mulher Escarlate: símbolo da Igreja Católica descrito em Apocalipse 17.

igreja-catolica-em-apocalipse-17

A Bíblia descreve a Igreja como sendo uma mulher que deve obedecer o seu marido: Cristo. Porém, a Bíblia descreve 2 mulheres: Uma virtuosa descrita em Apocalipse 12 que simboliza a igreja verdadeira ao longo dos séculos e uma mulher meretriz, que conforme centenas de escritores protestantes é símbolo da Igreja Católica Romana. A Bíblia afirma que ela abandonou a Cristo e manteve relações sexuais com os reis da Terra [envolvimento com política]. >> Leia também: Apocalipse 17: China, um novo império global >> Leia também: A Nova Ordem Mundial de Apocalipse 13 e 17 em Detalhes! >> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes? 

O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! Pois o reino de Deus está dentro de vós.” –LUCAS 17:20-21

peitoral c

Separei este capítulo para analisar este documento, retirando três principais ideias mostradas nele, com o fim de descobrirmos como a Igreja Católica afirma ser a única Igreja verdadeira. Será que este documento contém provas irrefutáveis sobre qual é a verdadeira Igreja? Será que este documento é um tratado teológico avançado com fortes provas Bíblicas sobre qual é a verdadeira Igreja? Ou será que este documento é apenas mais uma declaração do Vaticano em que se afirmam coisas que não se podem provar? Convido o caro leitor a se aprofundar um pouco mais neste assunto, analisando as ideias apresentadas por Joseph Ratzinger no documento Dominus Iesus.

Uma só Igreja de Cristo

“Como existe um só Cristo, também existe um só seu Corpo e uma só sua Esposa: « uma só Igreja católica e apostólica ».”

Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 16

A declaração citada acima está correta. Existe de fato uma só Igreja de Cristo Católica e Apostólica. Nós Cristãos Evangélicos, atendemos pelo nome de Católicos Apostólicos Cristãos. Católicos, pois a Igreja de Cristo é universal; Apostólicos, pois herdamos os ensinos dos apóstolos; e Cristãos, pois cremos e estamos submetidos somente a Cristo. A única Igreja de Cristo é um corpo vivo sobre a terra às ordens da cabeça que é Jesus. Gostaria de falar um pouco sobre esta igreja e seu significado segundo a Bíblia.

  1. A.     Uma Igreja Espiritual

A Igreja de Cristo não é uma organização humana, um estado diplomático ou mesmo uma religião. Ela é uma assembleia espiritual, um corpo de remidos; ela é a “igreja dos primogênitos inscritos nos céus” (Hb 12:23). Para fazermos parte desta Igreja não nos basta aderir a um sistema religioso ou ter carteira de membro de alguma Igreja, precisamos crer em Jesus Cristo e sermos feitos Filhos de Deus (Jo 1:12; 1Pe 1:22) pelo novo nascimento (Jo 3:3).

  1. B.      Uma Igreja não Aparente

Jesus deixou isto bem claro quando disse: “O reino de Deus não vem com aparência exterior;” (Lc 17:20). Não podemos vê-lo e dizer “Ali está o reino de Deus”, Jesus nos explica o porquê: “pois o reino de Deus está dentro de vós.”  (Lc 17:21). Nós somos a igreja de Cristo, pois somos pedras vivas (1Pe 2:5) e constituímos uma igreja espiritual em Cristo Jesus, nunca uma igreja física, visível ou uma religião. Paulo diz que somos: “santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles são o meu povo” (2Co 6:16). O que Paulo está dizendo? Que nós somos o santuário de Deus, nós somos o templo de Deus, nós somos a única Igreja de Cristo. Eu não posso dizer que a Igreja Evangélica é a única Igreja de Cristo, mas posso dizer que os Evangélicos são a única Igreja Cristo. Percebeu a diferença? A Igreja de Cristo não se remete a sistemas, templos ou religiões, mas sim a pessoas, no caso, os que creem em Jesus Cristo como seu salvador.

  1. C.      Uma Igreja Viva

Quando o Vaticano afirma que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo, estão dizendo que Jesus veio ao mundo e fundou um sistema religioso; mas certamente não isso que Jesus fez. Ele instituiu uma Igreja Viva, isto é, formada por pedras vivas (1Pe 2:5). Deus não tem compromisso com templos e sistemas, e sim com pessoas. Ninguém pode dizer que está na Igreja de Cristo pelo fato de ser adepto de alguma religião. A Bíblia diz que Deus “não habita em templos feitos por mãos de homens” (At 17:24), isto é, Deus não habita em sistemas religiosos ou em templos de pedra, mas sim no meio do seu povo (veja Ag 2:5; Lc 17:21; Jo 14:23; 2Co 6:16)

A Igreja Romana é a Única Igreja de Cristo?

Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste [subsistit in] na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com

ele ».”

Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 16

Existe portanto uma única Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele.”

Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 17

Acreditamos que esta única verdadeira religião se verifica na Igreja Católica e Apostólica,”

Dominus Iesus, Conclusão, parágrafo 23

Na introdução deste capítulo informei que Joseph Ratzinger, autor do documento Dominus Iesus, tomou muito cuidado com as palavras que usava para falar sobre a singularidade da Igreja Católica conforme suas crenças. Perceba que ele utiliza uma pequena palavra que faz toda a diferença quando afirma que a Igreja de Cristo “subsiste [subsistit in] na Igreja Católica”. Ele não escreveu que a Igreja de Cristo é a Igreja Católica, mas que ela subsiste na Igreja Católica. Esta palavra foi originalmente usada no Concílio Vaticano II e traz a mesma artimanha para pregar o ecumenismo. Perceba que ela é inserida também em latim – subsistit – para que desta forma, a expressão “subsiste” fosse totalmente preservada no sentido original dado pelos Padres do Concílio Vaticano II.

Quando afirmam que a Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica, querem afirmam que são a única Igreja verdadeira. A palavra subsiste indica a ideia de existência singular, ou seja, seria o mesmo que dizer que a Igreja Católica não é a verdade, mas contém toda a verdade.

Em outra parte do documento, Ratzinger demonstra sua habilidade de argumentação baseado na palavra subsiste, usada no Concílio Vaticano II. Veja a declaração de Ratzinger tentando explicar o sentido de subsistit in:

Com a expressão « subsistit in », o Concílio Vaticano II quis harmonizar duas afirmações doutrinais: por um lado, a de que a Igreja de Cristo, não obstante as divisões dos cristãos, continua a existir plenamente só na Igreja Católica e, por outro, a de que « existem numerosos elementos de santificação e de verdade fora da sua composição >>” isto é, nas Igrejas e Comunidades eclesiais que ainda não vivem em plena comunhão com a Igreja Católica.“

Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 16

Com tantas palavras Ratzinger quis afirmar duas coisas: que a Igreja de Cristo só existe plenamente na Igreja Católica, porém, isso não impede que outras Igrejas (protestantes por exemplo) tenham alguns “elementos de santificação e verdade”, isto é, tenham partes da verdade.

Eu gostaria de informar aos clérigos do Catolicismo que todos os elementos de santificação e a plenitude da revelação da verdade estão totalmente descritos e expostos nas Sagradas Escrituras, como afirma o próprio Senhor Jesus Cristo: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). Portanto, não necessitamos de nos ajuntarmos com quaisquer sistemas religiosos para fazermos parte da plenitude da verdade, uma vez que já dispomos da “palavra da verdade” (2Co 6:7). Onde estava esse sistema religioso antes da organização da Igreja Romana? Onde estava esse sistema religioso que contém a plenitude da verdade na época dos apóstolos, quando não existia o Vaticano? Onde estava a plenitude da verdade antes da Igreja Católica existir?

Também gostaria de perguntar ao autor da declaração: onde estão as provas de que a Igreja de Cristo subsiste plenamente só na Igreja Católica? Onde estão as provas de que as demais Igrejas Cristãs só possuem partes da verdade? Onde estão as provas? Vê-se claramente que a Igreja Católica faz afirmações meramente vazias.

E as Demais Igrejas Cristãs?

As Comunidades eclesiais, invés, que não conservaram um válido episcopado e a genuína e íntegra substância do mistério eucarístico, não são Igrejas em sentido próprio.”

Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 17

Joseph Ratzinger afirma que as Igrejas que se dizem Cristãs, mas que não estão unidas às ideologias Católicas não são Igrejas em sentido próprio. Então são o que? Agrupamentos de pessoas? Clubes de amizade? Desta vez, o autor de Dominus Iesus declara que, para serem Igreja em sentido próprio, os demais grupos religiosos Cristãos devem conservar o válido episcopado e íntegra substância eucarística.

Mais uma vez tem-se uma declaração vazia, sem provas e muito longe da verdade. Devemos conservar o válido episcopado que erroneamente é pregado pelo Catolicismo para sermos igreja? Eu creio que não. Também não verifico na Bíblia nenhum versículo que confirme a declaração feita por Ratzinger. Vale ressaltar que Ratzinger chama as demais Igrejas Cristãs de “comunidades eclesiais”.

Caro leitor, analise isto: onde a Bíblia diz que a Igreja de Cristo deve estar submetida a Roma? O apóstolo Paulo escreveu uma epístola aos romanos, porém, não mostrou nenhum tipo de sujeição ou até mesmo de superioridade da Igreja de Roma. Paulo, após sua conversão, foi imediatamente anunciar o Evangelho. Ele não foi a Roma falar com Pedro, Tiago ou João antes (Gl 1:17). Somente depois de três anos Paulo visitou Pedro (Gl 1:18) em Jerusalém (não em Roma, como muitos pensam), e depois de catorze anos Paulo subiu novamente à Jerusalém para mostrar-lhes o Evangelho que pregava (Gl 2:1). Durante este tempo, Paulo pregava e doutrinava Igrejas em várias cidades. Onde estava o papa nesta época? Onde estava o Vaticano?

A Igreja de Cristo é Igreja em sentido próprio, quando esta se submete à Palavra de Deus e à sua autoridade. A Igreja de Cristo está fundada sobre a Pedra Jesus, o Cristo, e por este motivo, aqueles que têm a Jesus como tal e ensinam conforme a Palavra de Deus são Igrejas em sentido próprio.

Conclusão

Sobre esta questão, o então cardeal Joseph Ratiznger afirmou que:

  • Existe uma só igreja de Cristo
  • Esta igreja se encontra na Igreja Católica Apostólica Romana
  • Toda comunidade eclesial Cristã que não está sob o episcopado Papal, não é Igreja em sentido próprio

Durante um debate na Rádio Melodia FM do Rio de Janeiro, um Padre do Rio de Janeiro disse que a declaração Dominus Iesus não tem valor de Encíclica Papal, isto é, não pode ser considerado um documento de suma autoridade, pois seu autor era um cardeal e não o papa. No entanto, o documento Dominus Iesus diz:

O Sumo Pontífice João Paulo II, […] com ciência certa e com a sua autoridade apostólica ratificou e confirmou esta Declaração, decidida em Sessão Plenária, e mandou que fosse publicada.”.

Hoje (Maio de 2012) Joseph Ratzinger (Bento XVI) é o Papa sucessor de Karol Wojtyla (João Paulo II). Será que sua opinião declarada no Dominus Iesus mudou?

Novamente volto a questionar: Onde na Bíblia Jesus diz que sua igreja seria uma religião? Ou como na verdade é o Vaticano, um Estado? A igreja de Cristo é constituída por todos aqueles que creem em Jesus e são feitos Filhos de Deus (Jo 1:12, 3:16; Rm 8:14; Ef 2:19, 21-22; Hb 3:6, 12:23). Não é restrito a uma religião, placa de Igreja, denominação ou grupo religioso.

Dizer que a igreja católica apostólica romana é a única Igreja de Cristo é uma afronta, tanto ao Evangelho, como às demais igrejas Cristãs. Porque o  Senhor Jesus não deixou uma Igreja de placa, física, visível? Exatamente para mostrar que o Evangelho é universal e espiritual (Mc 16:16; 1Co 2:12-14) e está sob controle divino (leia Ef 1:20-23), não humano.

Perguntas para meditação:

  1. Existe uma só Igreja de Cristo. A Bíblia afirma que esta Igreja não é uma igreja visível, mas sim, espiritual. Onde está esta Igreja? Será que esta Igreja é realmente um sistema religioso?
  2. Se a Igreja de Cristo é o Sistema Religioso Católico, eu não poderia dizer que “o reino de Deus está ali”?
  3. Quando o anjo diz a João: “Vem, mostrar-te-ei  a noiva, a esposa do Cordeiro;” (Ap 21:9), o que o anjo mostrou à João? Será que ele mostrou o Vaticano ou alguma arquidiocese Católica?
  4. E o que a Bíblia diz sobre a Igreja de Cristo? Ela é um sistema religioso humanamente organizado?

Extraído do livro “O Catolicismo Romano e a Bíblia” – Rafael Nogueira

Colaboração na edição do texto: Prof° João Flávio Martinez

YOUTUBE: VÍDEOS SOBRE A IGREJA CATÓLICA:

1- O papa é o Supremo Pastor?

2. O papa é o Anticristo?

3.  Um Bicho de 7 Cabeças

4.  Sobrevivendo a uma ferida mortal

5. Arrogância, Blasfêmia e Difamação do nome de Deus. Estamos falando de uma Igreja?

A) Os Aspectos Pagãos do Chifre Pequeno de Daniel 8

B) Os Aspectos Papais do Chifre Pequeno de Daniel 8

_

Pessoas que Afirmaram que o papa ou Papado é o Anticristo

Papa_Francisco2-OSSERVATORE_ROMANO-ASSOCIATED_PRESS

papa Francisco

Muitas pessoas que se tornaram famosas ao longo da história identificaram os papas como anticristos. Entre eles o físico Isaac Newton e o Rei James I da Inglaterra. Vejamos a lista completa, tirada do site:

http://www.remnantofgod.org/4fathers.htm

 

 

ANTES DA REFORMA PROTESTANTE.

c. 1310
Dante Alighieri

c. 1331
Michael of Cesena

c. 1345
Johannes de Rupescissa

c. 1350
Francesco Petrarch

c. 1367
John Milicz

c. 1379
John Wycliffe

c. 1388
Matthias of Janow

c. 1389
R. Wimbledon

c. 1390
John Purvey

c. 1393
Walter Brute

c. 1412
John Huss

c. 1497
Girolamo Savonarola

DURANTE A REFORMA PROTESTANTE.

1522
Martin Luther

1543
Philipp Melanchthon

1545
Andreas Osiander

1554
Nicolaus von Amsdorf

1558
Johann Funck

1560
Virgil Solis

1570
Georg Nigrinus

1572
David Chytraeus

1530
Johann Oecolampadius

1557
Heinrich Bullinger

1550
William Tyndale

1545
George Joys

1554
Nicholas Ridley

1553
Hugh Latimer

1582
Thomas Cranmer

1550
John Bale

1562
John Jewel

1587
John Foxe

1563
Anglican Formulas

1547
John Knox

1593
John Napier

1614
Thomas Brightman

1618
David Pareus

APÓS A REFORMA PROTESTANTE.

1600 James I of England

1603 George Downham

1604 George Pacard

1607 Hugh Broughton

1612 Andress Holwig

1618 Matthias Hoe

1618 Daniel Cramer

1631 Joseph Mede

1643 Johannes Gerhard

1654 Thomas Goodwin

1655 John Tillinghast

1664 Henry More

1670 William Sherwin

1681 Johann H. Alsted

1684 Thomas Beverley

1685 Jacques Phillipot

1687 Pierre Jurieu

1689 Drue Cressener

1696-1781 Jacob Harmensz Pos

1699 “Mysteries … Finished”

1700 William Lowth

1701 Johannes Cocceius

1701 Robert Fleming, Jr.

1702 Georg her. Giblehr

1703 Daniel Whitby

1706 William Whiston

1712 Heinrich Horch

1720 Charles Daubux

1727 Sir Isaac Newton

1729 Th. Crinsox de Bionens

1735 Thomas Pyle

1740 Johann Aal. Bengel

1743 Berienberg Bible

1745 John Willison

1754 Thomas Newton

1758 John Gill

1764 John Wesley

1768 Johann Ph. Petri

1787 R. M. Antichrist

1787 Hans Wood

1793 James Becheno

1794 Joseph Priestly

1795 George Bell A

1796 Christian G. Thube

1797 David Simpson

1798 Edward King

1798 Joseph Galloway

1798 Richard Valpy

1800 Jean G. de la Flechers

1888 Ellen White

2011– A Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina que a primeira fera de Apocalipse 13 e o chifre pequeno de Daniel 7:25 simbolizam  O sistema papal, não especificamente algum papa, mas o governo, o Estado do Vaticano. Os papas como líderes desse sistema logicamente são Anticristos, mas a instituição é destacada acima de pessoas.

Depois de todos estes preciosos testemunhos dos últimos 700 anos, o que você fará? Se junte a nós na proclamação das mentiras dos Papas!

Com informações de Adventismo em Foco e CACP.

RELACIONADOS:

>> Leia também: Tsunami nacionalista populista avança no mundo todo!

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial de Apocalipse 13 e 17 em Detalhes!

>> Leia também: Sinais dos Tempos: Um novo modelo de líder nacional e mundial

>> Leia também: Patriarca Kirill de Moscou pede a recuperação de “valores” de Lênin e Stálin

>> Leia também: Há uma tríplice aliança mundial entre Donald Trump, Vladimir Putin e o papa Francisco?

 >> Leia também: Profecia católica de São Malaquias afirma que um jesuíta seria o papa do fim do mundo!

>> Leia também: RELIGIÃO ÚNICA A TODO VAPOR: Papa Francisco vai à Sinagoga e dias depois recebe convite para visitar a maior Mesquita do Ocidente

>> Leia também: NOM: Papa Francisco diz que a Rússia é chave para a paz e pede ao Irã que trabalhe pela paz no Oriente Médio e combata o terrorismo

>> Leia também: O mistério da grande meretriz: papa Francisco admite deixar Igreja Católica com dois eméritos e exorta líderes a combater “praga do terrorismo”

>> Leia também: Como o Vaticano criou o Islam

>> Leia também: ESTOURO: A Farsa do Grupo Terrorista ISIS

>> Leia aqui no site tudo sobre o Estado Islâmico

>> Leia também: Principais comandantes do Estado Islâmico (ISIS) fugiram para a América, alarma a Rússia

>> Leia também: JESUS CRISTO: VIOLADOR DO SÁBADO?

>> Leia também: ESTÃO NOS PREPARANDO HÁ 20 ANOS (OU MAIS) PARA DESVIARMOS O FOCO DO VERDADEIRO ANTICRISTO E SEU SISTEMA: HÁ APOSTASIA PARA TODO LADO E EM HOLLYWOOD!

>> Leia também: SOANDO A TROMBETA PARA A BATALHA FINAL: NO PASSADO O VATICANO CRIOU O ISLÃ, NO PRESENTE OS EUA CRIARAM O ESTADO ISLÂMICO. ALVO? JERUSALÉM!

MAIS…

>> Leia aqui no site tudo sobre Lúcifer

>> Leia também: MISSA NEGRA NO VATICANO

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes?

>> Leia também: Qual a origem da Igreja Católica Apostólica Romana?

>> Leia também: Você vai pensar duas vezes antes de comer uma bala de goma!

>> Leia também: Filme espírita com a mentira da imortalidade da alma terá continuação

>> Leia também: Maria, a mulher escolhida pelo Eterno na Terra como mãe de Jesus, é virgem até hoje?

>> Leia também: O Vaticano apresentou ao mundo o seu deus. Papa Francisco declara: Lúcifer é Deus

>> Leia também: “Princípios satânicos têm moral superior a dos 10 Mandamentos”, afirma a autora e psicóloga norte-americana Valerie Tarico

>> Leia também: Em entrevista, Príncipe Dom Bertrand declara: “A religião católica apostólica romana é a religião verdadeira”

RELACIONADOS:

>> Leia também: REVELAÇÃO BÍBLICA: Símbolos Proféticos – Significado Literal

Acesse: A Profecia das Nações

Acesse: O SINAL DO ANTICRISTO

Acesse: A MARCA DO ANTICRISTO

Acesse: A Verdadeira Marca da Besta

>> Leia também: Microchip, Tecnologia e 666 – Tirando o nosso foco na verdade bíblica da verdadeira Marca da Besta!

Acesse: O Anticristo vem do Islamismo?

Acesse: A Grande Batalha do Armagedom

>> Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS

>> Leia também: O QUE É A ONU? – CRIAÇÃO LUCIFERIANA!

>> Leia também: Islamismo ou Vaticano: Quem cumpre a profecia?

>> Leia também: O falso papa e o cumprimento da profecia do Terceiro Templo – A Religião Mundial

Acesse: Vi emergir do Mar uma Besta …E deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade

Acesse: A segunda Besta …e faz que a Terra e os que nela habitam adorem a primeira Besta, cuja chaga mortal fora curada

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial de Apocalipse 13 e 17 em Detalhes!

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes ou existe um poder superior que domina a Casa Branca?

>> Leia também: Banco do Vaticano é o principal acionista da maior indústria de armamentos do mundo, a Pietro Beretta!

>> Leia também: Roma Papal mudou os tempos e a Lei de Deus; Mudança para o Calendário Gregoriano faz aniversário hoje! 

>> Leia também: Uma farsa muito grande está sendo montada: A Chegada! Estão nos preparando definitivamente para um contato alienígena?

>> Leia também: Antes, durante e depois da Reforma Protestante: pessoas fiéis ao Senhor Jesus Cristo que afirmaram com todas as letras que Roma Papal é o sistema do Anticristo!

_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Apostasia
Pastores resolvem curar o Rio Doce em Minas Gerais jogando sal grosso. Seria engraçado se não fosse trágico!

O desastre causado pelo rompimento das barragens em Mariana-MG foi muito além do material. Os danos ambientais podem ser irreversíveis...

Fechar