Idolatria atrai maldição: Brasil ganhou 30 novos “santos”; 38% dos brasileiros são devotos, aponta pesquisa!

…”Prestai, pois, atenção! Hoje estou colocando a bênção e a maldição diante de vós: A bênção, se obedecerdes aos Mandamentos de YHWH, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não obedecerdes aos Mandamentos de YHWH, vosso Deus, desviando-vos do Caminho que neste dia vos instruo, a fim de vos deixardes iludir e seguirdes deuses pagãos”… ◄ Deuteronômio 11:26-28 ► No Novo Testamento dá-se ênfase ao aspecto espiritual da questão, isto é, que qualquer pessoa, coisa ou sentimento que ocupe o lugar de Deus no coração pode constituir um ídolo. No mundo pagão, as imagens “não eram consideradas como emblemas, mas como reais e autênticas personificações da divindade. Acreditava-se que os deuses tornavam essas imagens sua habitação” (The DAS Bible Commentary, Vol. I, pág. 602). A idolatria consistia principalmente em inclinar-se diante das obras de feitura humana (Miq. 5:13) e esperar auxílio e instrução dos objetos adorados (Hab. 2:18 e 19; Isa. 44:17).

Papa canoniza 30 brasileiros e proclama santos meninos mártires do México. Considerados os primeiros mártires do Brasil, foram assassinados em 1645.

Papa canoniza 30 brasileiros assassinados por holandeses no Rio Grande do Norte em 1645.

O papa Francisco canonizou neste domingo (15/10/2017) os 30 “mártires do Rio Grande do Norte”, considerados os primeiros mártires do Brasil, assassinados em 1645. A cerimônia ocorreu na Praça de São Pedro do Vaticano. El também proclamou santos os três “meninos Mártires de Tlaxcala (México)”, assassinados entre 1527 e 1529.

Francisco utilizou, como é habitual, a fórmula em latim para proclamar a santidade e pedir que fossem inscritos nos livros dos santos da Igreja.

Durante a cerimônia também aconteceram as canonizações do sacerdote espanhol Faustino Míguez (1831-1925), fundador do Instituto Calasancio Filhas da Divina Pastora e do capuchinho italiano, Angelo da Acri.

Papa Francisco, durante cerimônia na Praça São Pedro (Foto: Reprodução / TV do Vaticano)

Uma missa de domingo em uma capela, uma celebração em campo aberto às margens de um rio e 150 pessoas brutalmente assassinadas. Dois massacres registrados no Rio Grande do Norte e apontados como símbolos da intolerância religiosa de holandeses que dominavam o Nordeste brasileiro em 1645 renderam ao país, 372 anos depois, 30 novos santos – “os primeiros santos mártires do Brasil”.

Os chamados “mártires de Cunhaú e Uruaçú” – nomes de duas localidades da época que hoje correspondem aos muncípios potiguares de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante – foram beatificados no ano 2000 pelo Papa João Paulo II e foram canonizados neste domingo pelo Papa Francisco.

Os 30 novos santos são os únicos mortos identificados em dois massacres que deixaram um saldo de aproximadamente 150 vítimas. Por esse motivo, somente eles foram reconhecidos na cerimônia.

O caso é considerado emblemático, entre outros motivos, porque os massacrados teriam “dado a vida, derramado o sangue, na vivência de sua fé”, segundo a Igreja.

Em Cunhaú, 70 teriam sido assassinados em 16 de julho de 1645. O episódio é apontado como retaliação holandesa aos que seguiam a fé católica e se recusavam a migrar para o movimento religioso protestante que difundiam, o calvinismo.

O livro “Beato Mateus Moreira e seus companheiros mártires”, escrito pelo Monsenhor Francisco de Assis Pereira a partir de pesquisas históricas e dados que embasaram a beatificação, afirma que os holandeses contaram com a ajuda de indígenas para invadir uma capela da região, fechar as portas e matar quem estivesse dentro, em uma manhã de domingo.

Quase três meses depois desse episódio, em 3 de outubro, outras 80 pessoas também viraram alvos em outro cenário: às margens do rio Uruaçú, foram despidas e assassinadas por não terem se convertido ao protestantismo. Nem crianças foram poupadas do ataque. Uma delas, com dois meses de vida, foi uma das vítimas, junto com uma irmã e o pai.

Também parte desse segundo grupo, o camponês Mateus Moreira acabou virando símbolo do martírio porque, no momento de sua morte, teria bradado: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. A louvação seria uma prova incontestável de sua fé, na visão católica. Ele foi morto ao ter o coração arrancado pelas costas.

A presença da igreja católica no Nordeste já era considerada “marcante” nessa época, como descreve o Monsenhor Pereira, postulador da causa da beatificação dos mártires, no livro. “Havia padres seculares (padres pertencentes a dioceses), numerosos conventos de franciscanos, carmelitas, jesuítas e beneditinos. Eram mais de 40 mil católicos”, escreve ele.

Os holandeses aportaram na região em 1630. Eles chegaram nesse período a Pernambuco e assumiram o comando político e militar da área – estendendo o domínio posteriormente a outras capitanias, inclusive à do Rio Grande, como era chamado o Rio Grande do Norte.

Os colonizadores teriam perseguido e assassinado adeptos da religião católica que não aceitaram virar calvinistas. Na mesma época em que, por meio da Inquisição, a Igreja Católica ainda perseguia, julgava e punia acusados de heresia.

Adultos, jovens e crianças: quem são os mártires canonizados.

A lista de novos santos inclui um total de 25 homens, entre eles dois padres, e cinco mulheres. Eram 16 adultos, 12 jovens e duas crianças – a mais nova, o bebê de dois meses de idade.

“A identificação dos que serão canonizados não se dá tanto pelos nomes, mas também por identificação de parentesco e de amizade (das vítimas)”, ressalta o padre Julio Cesar Souza Cavalcanti, responsável por encaminhar a canonização dos mártires na Arquidiocese de Natal.

A professora aposentada Sônia Nogueira, de 60 anos, estará em Natal, a mais de sete mil quilômetros de distância da cerimônia, mas em vigília e “com o coração cheio de gratidão pelos mártires”.

Ela diz que, por intermédio deles, pediu “a graça da cura e da libertação” para o marido, José Robério, que em 2002 começou a enfrentar as consequências de um câncer no cérebro. Fortes dores de cabeça levaram o militar aposentado, hoje com 68 anos, ao diagnóstico.

O caminho trilhado a partir desse ponto foi marcado por “apreensão”, mas também pelo que Sônia resume com letras maiúsculas em um texto: “MILAGRE DA SOBREVIDA!”

A frase foi escrita por ela em um relatório que enviou à Igreja Católica no Rio Grande do Norte, em 2016, para contar a história do marido em meio a exames, tratamentos de saúde, cirurgias e momentos de “fé”.

 Rezar foi a estratégia fundamental, segundo Nogueira, para que Robério resistisse à doença, que raramente possibilita sobrevida de mais de três anos aos pacientes após diagnóstico. No laudo médico que a professora apresentou para embasar cientificamente o que considera um milagre, o neurocirurgião que acompanhou o caso de Robério o coloca no rol de “exceções da medicina”, porque ele sobreviveu.

“Já se vão 15 anos e 5 meses desde que soubemos do tumor”, diz Sônia, em entrevista à BBC Brasil. Ela não tem dúvidas: “Foi um milagre. A medicina foi só um complemento”.

Comprovação de milagres não foi exigida no processo.

Robério e sua mulher estão entre os mais de cinco mil fiéis que já relataram à Arquidiocese de Natal “graças alcançadas” por meio dos “novos santos” do Brasil.

Não foram necessários, porém, milagres para fundamentar a canonização.

“O Papa Francisco, quando decidiu pela canonização com a dispensa do milagre, colocou como um ponto básico (para a aprovação) a antiguidade do martírio e a perpetuidade da devoção do povo aos mártires”, explica o padre Julio.

Por meio do chamado processo de equipolência, o papa reconhece a santidade considerando três requisitos: a prova da constância e da antiguidade do culto aos candidatos a santos, o atestado histórico incontestável de sua fé católica e virtudes e a amplitude de sua devoção.

O mesmo processo, em que milagres foram dispensados, foi adotado para a canonização de São José de Anchieta, outro santo do Brasil.

Para Nogueira e Robério, no Rio Grande do Norte, o milagre que os mártires teriam realizado é, porém, inquestionável. “Robério foi bem aventurado no processo, por intercessão deles”, justifica a aposentada. “Como um paciente pode chegar a (sobreviver) 15 anos tomando uma medicação que segura outros por no máximo três?”.

Com dificuldades para falar e andar sem apoio, após a segunda e última cirurgia que fez, o marido faz coro: “Estava muito doente e os mártires me levantaram”.

 “Quem não vai ficar bom tendo um santo dentro de casa?”, ele questiona, referindo- se ao fato de os novos santos terem origem no estado em que mora.

A canonização deste domingo eleva para 36 a quantidade de santos considerados nacionais. Até agora, só um deles, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão – santificado em 11 de maio de 2007 – era, porém, brasileiro de nascimento.

Os outros cinco já oficializados, São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues, São João de Castilho, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus e São José de Anchieta, são estrangeiros, mas desenvolveram missões no país. Eles são reconhecidos por milagres.

Temer

O presidente Michel Temer divulgou uma nota por ocasião da canonização. “A Igreja Católica decidiu canonizar 30 mártires que, no Brasil do século XVII, deram a vida em nome da fé, em nome da devoção. São heróis que já são justamente honrados em nosso querido Rio Grande do Norte. São homens e mulheres que, beatificados por São João Paulo II, tornam-se, agora, os primeiros Santos mártires do Brasil”, disse. [FONTE: G1]

38% dos brasileiros são devotos de santos, aponta pesquisa. Índice caiu quase 10 pontos na última década.

Na última quinta-feira (12/10/2017), milhares de brasileiros comemoraram os 300 anos de veneração da santa conhecida como “Nossa Senhora Aparecida”. Em 1931, o presidente Getúlio Vargas a oficializou como padroeira do Brasil. Na época, o IBGE dizia que 95% da população era católica.

Mas segundo um levantamento do Instituto Datafolha, em 2017 apenas 38% cultuam um ou mais santos. Dez anos atrás, na primeira pesquisa do gênero, metade dos brasileiros (49%) afirmava ter um “santinho” de devoção.

O índice acompanha o declínio no percentual de católicos do país, que despencou para 52%. A pesquisa do Datafolha foi realizada em setembro, com 2.772 entrevistados de 194 cidades. Ao mesmo tempo, o Instituto constatou que os evangélicos são 32% da população.

Além do aumento no número de fiéis evangélicos, o declínio na devoção aos santos ocorre pelo “desengajamento religioso admitido por parte da população”, conclui o professor de sociologia da USP Ricardo Mariano.

Embora 98% dos brasileiros digam acreditar em Deus, segundo o Datafolha, aumenta o percentual daqueles que “não tem filiação religiosa”. Hoje são 8% da população, contra 0,46% no Censo de 1940.

O sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, explica que, de modo geral, existem cada vez menos devotos de santos por que há um “processo de secularização da nossa sociedade”.

Além disso, multiplicou-se o chamado catolicismo “popular” ou “cultural”, um tipo de sincretismo religioso que mescla muita coisa. O exemplo dado por Mariano é da senhorinha que vai à Igreja Universal, consulta uma mãe de santo e paga promessa à Nossa Senhora Aparecida.

Ainda segundo o estudioso, o pentencostalismo começa a ganhar esse espaço tradicionalmente ocupado pelo catolicismo nas últimas décadas.

Apesar do declínio na devoção às imagens, o caso recente do apóstolo Agenor Duque (Igreja Plenitude do Trono de Deus), que comparou a Aparecida com uma garrafa de Coca-Cola acirrou os ânimos dos católicos na internet e mostrou que o assunto da idolatria ainda incomoda muita gente.

A “santa padroeira” ainda é a mais popular no país, com devoção de 19% dos católicos, conclui o Datafolha. Em um distante segundo lugar estão empatados São Jorge e Santo Antônio. São Francisco de Assim, Santo Expedito, Nossa Senhora de Fátima, São José e Santa Rita de Cássia tem, cada um, apenas 1% de devotos. Todos os demais somam 10%. [Via: Gospel Prime]

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