Por 6 a 5, STF decide que afastamento de parlamentar cabe ao Congresso!

Após cerca de 10 horas de julgamento, STF conclui que parlamentar não poderá ser afastado sem aval do Congresso. A decisão já deve ser aplicada no caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Veja como votaram os ministros.

Por 6 votos a 5, com voto de desempate da ministra Cármen Lúcia, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que um parlamentar só poderá ser afastado do seu mandato após aval do Congresso Nacional.

Na prática, os ministros definiram que deputados e senadores não podem ser afastados do mandato por meio de medidas cautelares da Corte sem autorização do Congresso.

A decisão deverá ser aplicada no caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que recorreu da medida adotada pela Primeira Turma, na última semana de setembro.

O colegiado havia determinado o afastamento dele do mandato e seu recolhimento noturno em casa.

Apos cerca de 10 horas de julgamento, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello votaram pela possibilidade de afastamento sem autorização da Câmara dos Deputados ou do Senado.

Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e a presidente, Cármen Lúcia, votaram pela necessidade de aval do Legislativo.

Votos em detalhes…

Relator da ação, o ministro Edson Fachin votou para que o tribunal possa afastar parlamentares, suspendendo-os do mandato, e impor outras medidas cautelares diferentes da prisão sem precisar de aval do Legislativo. Para Fachin, não se pode criar um estado de “inimputabilidade dos parlamentares” e as cautelares devem ser usadas para evitar que novos crimes sejam cometidos, além de garantir investigações sem que os congressistas as atrapalhem. De acordo com Fachin, a imunidade parlamentar não deve ser confundida com impunidade. Ele explicou ainda que há diferença entre a decretação da perda de mandato e a afastamento temporário. “A perda de mandato é medida drástica e irreversível, por isso o Constituinte condicionou a cassação ao crivo do legislativo”, ponderou

Primeiro a votar após o relator, o ministro Alexandre de Moraes disse que a Constituição deve ser interpretada, mas salientou que ela “tem seu valor intrínseco, tem regras expressas, normas claras, de sentidos que impossibilitam transformar um sim em um não, ou um não em um talvez”. De acordo com ele, diante do gravíssimo momento em que vive o Parlamento brasileiro, com inúmeros senadores e deputados sendo investigados, é ainda mais importante que a Corte se preocupe com a importância de um Congresso forte. O ministro foi contra a tese do relator e votou pela necessidade de aval do Congresso para afastar parlamentares.

O ministro Luís Roberto Barroso começou seu voto afirmando que, se dependesse dele, nada disso estaria acontecendo. O magistrado ressaltou seu posicionamento contrário ao foro privilegiado. “De longa data sou contrário à existência do foro privilegiado, porque ele investe o Supremo em um papel de juiz criminal de primeiro grau, que não é um papel próprio para nenhuma corte, não é assim em nenhum lugar do mundo, nem deveria ser”, ponderou. Barroso ressaltou ainda que, “em uma democracia, política é gênero de primeira necessidade. Não há alternativa legítima a ela, e demonizar ou criminalizar a política constituiria um grave equívoco”.

Os ministros Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli fizeram comentários durante o voto de Barroso, dando indícios de posição divergente, que se confirmaram mais tarde. Em suas considerações finais, Barroso afirmou que seria uma injustiça manter “peixes pequenos presos e o peixe grande solto”, em referência ao caso de Aécio. Toffoli provocou, afirmando que tinha conhecimento de habeas corpus por extensão, mas não de prisão. Barroso rebateu que não participava da “tradição de proteger peixes grandes”.

Ao votar, Rosa Weber afirmou que a “prerrogativa funcional não se confunde com privilégios” . Ela também considerou que a prisão é o encarceramento, o que é diferente do disposto no artigo 319 do CPP. Logo, não caberia recorrer ao artigo da Constituição que garante a inviolabilidade do mandato parlamentar, uma vez que a medida cautelar diversa da prisão não significa substituição da prisão. “É possível uma determinada situação reúna condições para medida cautelar diversa da prisão, ainda que não admitida no mesmo caso a prisão preventiva”, afirmou a ministra.

Luiz Fux também acompanhou Fachin. Para Fux, a jurisprudência sempre foi para garantir a “imunidade absoluta das palavras e opiniões” dos legisladores, mas que não é mais possível que o Judiciário assista a isso passivamente, já que hoje há o entendimento de que não há direito absoluto frente a situações de abusos. “O que se garante é a imunidade e não a impunidade”, afirmou Fux. “A Constituição não diferencia o parlamentar para privilegiá-lo. Distingue-o e torna-o imune ao processo judicial e até mesmo a prisão para que os princípios do Estado Democrático sejam cumpridos, jamais para que eles sejam desvirtuados”, disse o ministro. Ele defendeu que as “medidas cautelares são necessárias para o exercício do poder dever de jurisdição”.

Dias Toffoli votou em seguida e acompanhou entendimento de Alexandre de Moraes. O ministro entendeu que as medidas cautelares não são apenas substitutivas à prisão, e sim alternativas e que não se pode decretar uma prisão preventiva a um parlamentar e citou outras medidas que considera aplicáveis – como quebra de sigilo, entrega de passaportes, interceptação etc. “Estou aqui fazendo referências a medidas cautelares que interfiram no exercício do mandato que não podem ser aplicadas, a não ser em caso de flagrante de crime inafiançável”, afirmou.

Atipicamente, a sessão avançou para após as 18h. Com o feriado e a tensão entre Legislativo e Judiciário, Cármen Lúcia optou por não deixar a conclusão do julgamento para a próxima semana. Ricardo Lewandowski apresentou um voto um pouco mais resumido que o dos colegas, com “resumo do resumo”, uma vez que o relógio se aproximava das 19h. Ele foi o terceiro a votar pela necessidade de aval do Congresso e considerou que “a imunidade parlamentar está ligada ao exercício da própria atividade parlamentar”.

O ministro Gilmar Mendes votou em seguida e empatou o julgamento. Ele aproveitou para fazer críticas ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, com quem há tempos trava uma espécie de guerra pessoal. Em meio as críticas ao ex-PGR, Gilmar afirmou que quem deve decretar prisões ou outras medidas são os juízes e considerou que o Supremo corre o risco de “estimular uma escalada de conflito entre Poderes”.

Os últimos ministros a votar tentaram apresentar seus votos de maneira mais rápida. Marco Aurélio Mello deu o voto que virou o placar e avaliou que “não vinga” a tese de que o Supremo “pode tudo”.

Já Celso de Mello voltou a empatar o julgamento e afirmou que a resistência em aceitar o que determinam os atos da Justiça é um ato que fere a separação entre os poderes e que a desobediência de sentenças é um “desprezo da lei fundamental do país”. Ele ainda afirmou que dava uma advertência ao dizer que entre as atribuições do Legislativo “decididamente não está a de proferir esdrúxulas sentenças legislativas”. O decano ainda considerou que ceder ao controle político seria um “inconcebível efeito transgressor” na revisão de sentenças, por perverter e impossibilitar a separação entre os poderes. [Via:  Congresso em Foco]

Contextualização:

Atual presidente do STF Cármen Lúcia.

A ministra só está cumprindo com o que ela disse no dia de sua posse, quando citou o refrão da música de Caetano Veloso que diz “Que alguma coisa está fora da ordem, fora da NOVA ORDEM MUNDIAL; ou seja, que a partir dali, daquela posse, as coisas iriam tomar ORDEM, pois alguma coisa estava fora da ordem. FORA DA NOVA ORDEM MUNDIAL!

Todos eles estão interligados e estão trabalhando a favor de uma Nova ordem mundial. A ministra deixou claro quando citou esse trecho.

Só ainda estão achando que o que ocorre com esses bandidos que estão sempre sendo absorvidos é algo normal, que não conhece nada sobre a NOM, e como ela está sendo implementada.

Assista o vídeo e relembre as palavras da ministra! O mais intrigante da posse! Uma Nova Ordem Mundial?

Concordamos com José Nêumanne.

MAIS…

>> Leia também: Auditoria Cidadã: A farsa da crise e do rombo da Previdência Social

>> Leia também: ONU denuncia: “A PEC 55 prejudicará os pobres durante décadas no Brasil”

>> Leia também: Entenda o significado de calamidade pública no Rio de Janeiro e o que está por trás!

>> Leia também: Contrabando do Nióbio brasileiro tem o dedão dos barões da imprensa

>> Leia também: O escândalo da venda da Companhia Vale do Rio Doce e o desmonte da Petrobras! 

>> Leia também: Mariana-MG foi mais uma vítima do desgoverno neoliberal do “entreguista” FHC que a Rede Globo oculta!

>> Leia também: NIÓBIO: O QUE PODERIA SER A REDENÇÃO DO BRASIL SE TORNA O CAMINHO SEM VOLTA PARA A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

MAIS…

MAIS…

>> Leia também: Tudo sobre Criptomoedas

>> Leia também: Entenda como é uma transação feita com a moeda virtual Bitcoin

>> Leia também: Criptomoedas: A história da economia está sendo reescrita – Não fique de fora dessa e não perca a oportunidade de vencer!

>> Leia também: PayPal passa a aceitar o Bitcoin!

>> Leia também: Moeda física tem data para acabar, diz diretor-geral do PayPal na AL

>> Leia também: Mundo em transição: Rússia e China prestes a anunciar o fim da era do dólar americano?

>> Leia também: Oculto Revelado: Reunião do Clube Bilderberg 2016!

>> Leia também: Bilderberg: Misteriosa conferência reúne elite mundial na Alemanha!

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial: O Jogo Illuminati

>> Leia também: Mídia: Berlim e Paris planejam ‘Superestado europeu’ em vez da UE

>> Leia também: Nova Thatcher? Quem é Theresa May, a nova primeira-ministra do Reino Unido

>> Leia também: Brexit: O Filme – A liberdade não está livre!

>> Leia também: Cenário Internacional: Reino Desunido = Desunião Europeia; Tese, Antítese = Síntese

>> Leia também: Uma nova Europa? O Reino Unido ainda pode voltar atrás no Brexit? Entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

>> Leia também: Guerra de titãs: Globalistas vs Nacionalistas!

>> Leia também: Os 4 Cavaleiros do Apocalipse e a Cronologia do Fim!

>> Leia também: Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: Carta escrita pelo ‘Papa’ da maçonaria Albert PIke em 1871 (século XIX) revela a 3ª Guerra Mundial. Chocante!

MAIS…

>> Leia também: A vida de sultão de Eduardo Cunha

>> PEC 241 e a PLC 257: O Brasil de volta à escravidão!

>> Leia também: IMUNDÍCIE: Eduardo Cunha, o dono de “Jesus” na internet

>> Leia também: Michel Temer foi empossado presidente do Brasil em reunião exclusiva com maçons evangélicos e católicos antes de dar o golpe final contra o governo de Dilma Rousseff

>> Leia também: Sergio Moro pede afastamento após a Lava Jato para estudar nos EUA. O que Moro fará nos EUA depois de possivelmente prender Lula e cumprir a missão?

Clique AQUI ou AQUI para ler o documento sigiloso em poder da Lava Jato.

>> Leia também: “Sérgio Moro e Rodrigo Janot atuam com os Estados Unidos contra o Brasil”; afirma o cientista político Moniz Bandeira

Qual deveria ser a punição para um juiz que vaza tal informações?

>> Leia também: Brasil e Mundo: “O Que Esperar em 2016/2017? 3ª Guerra Mundial | Ditaduras | Quebra da Economia | Jubileu? Libertação ou Escravidão?”

>> Leia também: O cerco está se fechando: Dinheiro fez de juízes uma casta que tem horror ao povo!

>> Leia também: Juízes marajás: Mais de 98% de magistrados e promotores estaduais do Rio ganham acima do teto!

>> Leia também: Lista com salário de juízes e desembargadores cai na Internet e mostra salários acima de 100 mil reais!

>> Leia também: A vida de sultão de Eduardo Cunha

>> PEC 241 e a PLC 257: O Brasil de volta à escravidão!

>> Leia também: Alternativas à PEC 241: Taxar grandes fortunas!

>> PEC 241 e a PLC 257: PEC 241 ou PEC 55 é cavalo de Troia que joga dinheiro público na mão da elite financeira!

>> Leia também: IMUNDÍCIE: Eduardo Cunha, o dono de “Jesus” na internet

>> Leia também: O cerco está se fechando: Dinheiro fez de juízes uma casta que tem horror ao povo!

>> Leia também: Lista com salário de juízes e desembargadores cai na Internet e mostra salários acima de 100 mil reais!

>> Leia também: Brasil e Mundo: “O Que Esperar em 2016/2017? 3ª Guerra Mundial | Ditaduras | Quebra da Economia | Jubileu? Libertação ou Escravidão?”

>> Leia também: Garotinho: “O Globo recebeu R$ 2 bilhões de Sergio Cabral”

>> Leia também: FAMÍLIA PROPRIETÁRIA DA REDE GLOBO É A MAIS RICA DO BRASIL

>> Leia também: Denúncia: Como a Rede Globo conseguiu renovar a concessão apesar de dever ao Fisco!

>> Leia também: Nosso investigador e o triplex dos Marinho: todos os caminhos levam ao Panamá; veja os documentos

>> Assista: Documentário – Muito Além do Cidadão Kane (A História Secreta da Rede Globo) – 1993

>> Leia também: Documento Secreto revela planos dos EUA sobre o Nióbio do Brasil

>> Leia também: Contrabando do Nióbio brasileiro tem o dedão dos barões da imprensa

>> Leia também: O escândalo da venda da Companhia Vale do Rio Doce e o desmonte da Petrobras!

>> Leia também: Mariana-MG foi mais uma vítima do desgoverno neoliberal do “entreguista” FHC que a Rede Globo oculta!

>> Leia também: NIÓBIO: O QUE PODERIA SER A REDENÇÃO DO BRASIL SE TORNA O CAMINHO SEM VOLTA PARA A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

>> Leia também: Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: Michel Temer foi empossado presidente do Brasil em reunião exclusiva com maçons evangélicos e católicos antes de dar o golpe final contra o governo de Dilma Rousseff

>> Leia também: Tudo sobre Criptomoedas

>> Leia também: PayPal passa a aceitar o Bitcoin!

>> Leia também: Ouro Digital: “O Bitcoin se tornará o padrão do mundo”

>> Leia também: Entenda como é uma transação feita com a moeda virtual Bitcoin

>> Leia também: Moeda física tem data para acabar, diz diretor-geral do PayPal na AL

>> Leia também: CRIPTOMOEDAS: A HISTÓRIA DA ECONOMIA ESTÁ SENDO REESCRITA. NÃO FIQUE DE FORA DESSA E NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE VENCER!

>> Leia também: Michel Temer foi empossado presidente do Brasil em reunião exclusiva com maçons evangélicos e católicos antes de dar o golpe final contra o governo de Dilma Rousseff

>> Leia também: Cármen Lúcia, nova presidente do STF, menciona à Nova Ordem Mundial em seu primeiro discurso: ”Alguma coisa está fora de ordem. Fora da Nova Ordem Mundial”

Leia também: Wikileaks revela treinamento do juiz Sergio Moro nos EUA!

Leia também: Maior organização maçônica do Brasil condecora o juiz maçom da CIA Sérgio Moro!

>> Leia também: JUIZ SÉRGIO MORO ACIMA DA LEI?

>> Leia também: A geopolítica da Lava Jato

>> Leia também: Como a Lava Jato foi pensada como uma operação de guerra

>> Leia também: IDEOLOGIA DO JUIZ SÉRGIO MORO: Salada ecumênica com católicos, espíritas, evangélicos, fé mundial bahá’í e muçulmanos

>> Leia também: Estados Unidos é cúmplice de plano golpista contra Dilma Rousseff

>> Leia também: CARTA DE ALERTA A POPULAÇÃO BRASILEIRA: “TOMANDO O PODER NO BRASIL NA INFAME PRIMAVERA TUPINIQUIM”

>> Assista também: Documentário – Muito Além do Cidadão Kane (A História Secreta da Rede Globo) – 1993

>> Assista também: JANGO – COMO, QUANDO E POR QUE SE DERRUBA UM PRESIDENTE

>> Leia também: O que esperar da Operação Lava Jato em 2016?

>> Leia também: Em 2011, WikiLeaks já revelava os planos de Serra de entregar o Pré-sal

>> Leia também: Moody’s tira grau de investimento do Brasil – O plano sionista de George Soros para privatizar a Petrobras passa pela judaica Moody’s

>> Leia também: URGENTE: “PRÉ-SAL BRASILEIRO JÁ ERA!”

>> Leia aqui no site tudo sobre Pré-Sal

>> Leia aqui no site tudo sobre Petrobras

>> Leia também: Lava Jato – Conheça o software de espionagem

>> Leia também: CARTA DE ALERTA A POPULAÇÃO BRASILEIRA: “TOMANDO O PODER NO BRASIL NA INFAME PRIMAVERA TUPINIQUIM”

>> Leia também: Juiz Sergio Moro autorizou a entrada do FBI nas investigações da Operação Lava Jato

>> Leia também: Mujica: ‘Há grupos poderosos por trás da perseguição a Lula’ 

>> Leia também: RECENTE CRIAÇÃO DA CIA: A REVOLUÇÃO DO PATO AMARELO NO BRASIL

>> Leia também: DOCUMENTÁRIO BOMBÁSTICO: QUEM PATROCINA O GOLPE NO BRASIL?

>> Leia também: George Soros e a CIA por trás da revolução popular brasileira

>> Leia também: A FARSA DAS MANIFESTAÇÕES DO IMPEACHMENT E FORA DILMA

>> Leia aqui no site tudo sobre a Maçonaria

>> Assista: Documentário – Maçonaria: Trevas ou Luz?

>> Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS

>> Leia também: Maçonaria explicada e à luz do Cristianismo

>> Leia também: Mágicos (feiticeiros) provam a existência do sobrenatural

>> Leia também: Órgão Oficial da Maçonaria do Brasil revela lista de 110 maçons famosos

>> Leia também: Maior organização maçônica do Brasil condecora o juiz maçom da CIA Sérgio Moro!

>> Leia também: Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: Carta escrita pelo ‘Papa’ da maçonaria Albert PIke em 1871 (século XIX) revela a 3ª Guerra Mundial. Chocante!

>> Leia também: Conheça o verdadeiro Reverendo Billy Graham — Ele não é a pessoa que você imaginava que conhecia!

>> Leia também: O REI DAS HERESIAS PENTECOSTAIS: Benny Hinn é um profeta do Eterno Deus?

>> Leia também: Michel Temer foi empossado presidente do Brasil em reunião exclusiva com maçons evangélicos e católicos antes de dar o golpe final contra o governo de Dilma Rousseff

>> Leia também: Fatos sobre Michel Temer que parecem coisas de sensacionalistas mas não são!

>> Leia também: MICHEL TEMER TERIA PROCURADO PAI DE SANTO ANTES DA VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT, DIZ COLUNISTA

>> Leia também: Órgão Oficial da Maçonaria do Brasil revela lista de 110 maçons famosos

>> Leia também: Conheça o verdadeiro Reverendo Billy Graham — Ele não é a pessoa que você imaginava que conhecia!

>> Leia também: PROSTITUIÇÃO: Como os evangélicos abençoaram Michel Temer!

>> Leia também: ‘El País’: Temer inaugura a república evangélica com católicos, protestantes e pentecostais!

>> Leia também: BALAÃO: A IMAGEM FIEL DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA DO PROTESTANTISMO APOSTATADO EM NOSSA GERAÇÃO!

>> Leia também: Tudo sobre Criptomoedas

>> Leia também: PayPal passa a aceitar o Bitcoin!

>> Leia também: Entenda como é uma transação feita com a moeda virtual Bitcoin

>> Leia também: Moeda física tem data para acabar, diz diretor-geral do PayPal na AL

>> Leia também: Criptomoedas: A história da economia está sendo reescrita – Não fique de fora dessa e não perca a oportunidade de vencer!
_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Brasil
O Deus de Israel ou da Igreja? A farsa do Anticristo com o moderno Estado de Israel…

🔥#500AnosDaReforma – Antissionismo não é, não foi, nunca será: Antissemitismo. Judeus, hebreus, sionistas, semitas, israelenses e israelitas. Quem são? Os judeus foram...

Fechar