Parlamento da Venezuela declara ‘abandono do cargo’ de Nicolás Maduro e pede eleições – Maduro denuncia tentativa de golpe de Estado

Oposição da Venezuela passou uma moção contra o presidente Nicolás Maduro nesta segunda-feira (09/01/2017) na tentativa de forçar as eleições antecipadas no país, que sofre com uma crise de escassez de alimentos.

Nicolás Maduro

A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta segunda-feira (09/01/2017) declarar o “abandono do cargo” por parte do presidente Nicolás Maduro, argumentando que o chefe de Estado se afastou do cumprimento dos seus deveres constitucionais.

O chefe da Assembléia Nacional do país, Julio Borges, declarou que a declaração foi aprovada pelo fato de que o presidente socialista efetivamente “abandonou seu cargo” e que não conseguiu conter a crise, mas observou que o Supremo Tribunal deve anular a moção.

“Aprovado o acordo com o qual se qualifica o abandono de cargo por Nicolas Maduro Moros e, o mais importante, se exige uma saída eleitoral para a crise venezuelana para que o povo se expresse através do voto”, disse Borges. 

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano fez um apelo para que a Assembleia Nacional “abstenha-se de ditar qualquer tipo de ato que seja fora de suas funções”.   De acordo com o jornal El Nacional, 106 deputados votaram a favor desta decisão. Deputados pró-governo deixaram a sessão antes do início do processo de votação. [FONTE: Sputnik News]

Nicolás Maduro denuncia tentativa de golpe de Estado.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou a oposição de tentar derrubar poder legítimo no país.

Na segunda-feira (9), a Assembleia Nacional da República Bolivariana anunciou o “abandono de cargo” de Maduro por não cumprir suas obrigações. A maioria dos deputados (106) votou a favor da decisão.

“Como presidente, peço que as autoridades governamentais não deixem impunes as violações da Constituição e desrespeito à ordem legítima, ontem, um manifesto golpista foi adotado pela Assembleia Nacional”, declarou Maduro durante transmissão ao vivo da televisão estatal.

O presidente venezuelano também reconheceu os juramentos dos representantes do “comando nacional anti-golpe” que, de acordo com ele, visa manter a paz e a soberania do país. O vice-presidente da Venezuela, Tareck El Aissami, coordenou a iniciativa.

“É de nossa responsabilidade defender os direitos das famílias e da sociedade para que tenham paz e harmonia”, sublinhou Maduro.

Anteriormente, o Tribunal Supremo da Justiça declarou que a Assembleia não tinha o direito de destituir o presidente.

O parlamento oposicionista venezuelano começou a funcionar no ano passado e tal medida provocou a crise no país. Maduro acusou seus adversários de tentar realizar “golpe parlamentar”. Por sua vez, a Assembleia considerou que o chefe do Estado violou a Constituição da República Bolivariana. [FONTE: Sputnik News]

MAIS…

>> Leia também: Tudo sobre Criptomoedas

>> Leia também: Entenda como é uma transação feita com a moeda virtual Bitcoin

>> Leia também: CRIPTOMOEDAS: A HISTÓRIA DA ECONOMIA ESTÁ SENDO REESCRITA. NÃO FIQUE DE FORA DESSA E NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE VENCER!

>> Leia também: PayPal passa a aceitar o Bitcoin!

>> Leia também: Moeda física tem data para acabar, diz diretor-geral do PayPal na AL

>> Leia também: Mundo em transição: Rússia e China prestes a anunciar o fim da era do dólar americano?

>> Leia também: Oculto Revelado: Reunião do Clube Bilderberg 2016!

>> Leia também: Bilderberg: Misteriosa conferência reúne elite mundial na Alemanha!

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial: O Jogo Illuminati

>> Leia também: Mídia: Berlim e Paris planejam ‘Superestado europeu’ em vez da UE

>> Leia também: Nova Thatcher? Quem é Theresa May, a nova primeira-ministra do Reino Unido

>> Leia também: Brexit: O Filme – A liberdade não está livre!

>> Leia também: Cenário Internacional: Reino Desunido = Desunião Europeia; Tese, Antítese = Síntese

>> Leia também: Uma nova Europa? O Reino Unido ainda pode voltar atrás no Brexit? Entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

>> Leia também: Guerra de titãs: Globalistas vs Nacionalistas!

>> Leia também: Os 4 Cavaleiros do Apocalipse e a Cronologia do Fim!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: Carta escrita pelo ‘Papa’ da maçonaria Albert PIke em 1871 (século XIX) revela a 3ª Guerra Mundial. Chocante!

_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Mundo
Iceberg gigante um pouco menor que o Distrito Federal ameaça se desprender da Antártida!

Fragmentação de plataforma de gelo vai liberar um dos maiores icebergs registrados na História e desestabilizar a região... Sabe a...

Fechar