Um país inteiro terá o Bitcoin como moeda oficial

Ou quase isso… O governo do Senegal foi o responsável pelo anúncio inovador neste final de ano.

(07/12/2016) – A grande esperança dos defensores do Bitcoin é que a Criptomoeda assumirá um papel de liderança no comércio de mercados emergentes, mas agora parece que os próprios países emergentes querem utilizar essa tecnologia como moeda nacional.

11153203307575-t700x394

O Senegal anunciou que estará disponibilizando sua própria moeda nacional totalmente digital, utilizando a mesma tecnologia do Bitcoin, chamada de Blockchain. A nova moeda eletrônica é chamada de e-CFA e terá o mesmo valor do dinheiro em papel que continuará sendo usado.

A tecnologia Blockchain permite que as transações financeiras sejam transparentes e mais seguras. Mas ao contrário do Bitcoin, o uso de dinheiro digital criado por Blockchain ainda permite que os governos e bancos centrais controlem o fluxo de moeda e determinem o quanto está em circulação.

Isso só foi possível graças a uma colaboração entre o Banco Regional de Marchés (BRM) e a eCurrency Mint Limited, startup que utiliza Blockchain em aplicações financeiras. A moeda será distribuída exclusivamente pelo Banco Central, e passou pelas regras de moeda eletrônica estabelecidas pelo Banco Central da União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

Blockchain: sinônimo de transparência e segurança.

O Senegal é na verdade o segundo país a introduzir uma moeda digital baseada em blockchain. A Tunísia substituiu sua moeda digital original chamada eDinar e desenvolveu uma versão similar, mas que utiliza a tecnologia blockchain. Isso demonstra que a África está sendo como “beta tester” nessa nova etapa da evolução financeira.

O sistema foi adaptado por várias indústrias. Singapura, China, Suécia e muitos outros países estão considerando criar suas próprias moedas digitais baseados em blockchain. Os bancos estão usando blockchain para gravar e lidar com transações. Essencialmente, toda e qualquer indústria que optar por mais transparência e segurança deverá ficar atenta a tecnologia blockchain.

A moeda ainda pode ser levada para vários outros países nos próximos anos.

Após a estreia no Senegal, a e-CFA será também introduzida pela UEMOA aos outros países que utilizam o Franco CFA da África Ocidental: Costa do Marfim, Benim, Burkina Faso, Mali, Níger, Togo e Guiné-Bissau.

********

Este texto faz parte do programa TecMundo Experts, pelo qual leitores com alguma especialidade em tecnologia podem encaminhar seus conteúdos para o TecMundo. As matérias publicadas aqui são enviadas de modo voluntário e sem vínculo empregatício.

FONTE(S)

MAIS…

>> Leia também: Tudo sobre Criptomoedas

>> Leia também: Entenda como é uma transação feita com a moeda virtual Bitcoin

>> Leia também: CRIPTOMOEDAS: A HISTÓRIA DA ECONOMIA ESTÁ SENDO REESCRITA. NÃO FIQUE DE FORA DESSA E NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE VENCER!

>> Leia também: PayPal passa a aceitar o Bitcoin!

>> Leia também: Moeda física tem data para acabar, diz diretor-geral do PayPal na AL

>> Leia também: Mundo em transição: Rússia e China prestes a anunciar o fim da era do dólar americano?

>> Leia também: Oculto Revelado: Reunião do Clube Bilderberg 2016!

>> Leia também: Bilderberg: Misteriosa conferência reúne elite mundial na Alemanha!

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial: O Jogo Illuminati

>> Leia também: Mídia: Berlim e Paris planejam ‘Superestado europeu’ em vez da UE

>> Leia também: Nova Thatcher? Quem é Theresa May, a nova primeira-ministra do Reino Unido

>> Leia também: Brexit: O Filme – A liberdade não está livre!

>> Leia também: Cenário Internacional: Reino Desunido = Desunião Europeia; Tese, Antítese = Síntese

>> Leia também: Uma nova Europa? O Reino Unido ainda pode voltar atrás no Brexit? Entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

>> Leia também: Guerra de titãs: Globalistas vs Nacionalistas!

>> Leia também: Os 4 Cavaleiros do Apocalipse e a Cronologia do Fim!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: Carta escrita pelo ‘Papa’ da maçonaria Albert PIke em 1871 (século XIX) revela a 3ª Guerra Mundial. Chocante!

_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Criptomoedas
Maior rede de notícias da Índia: Bitcoin chegará aos 10 mil dólares!

Não tenho a menor dúvida que um dia estará nesse valor como não é delírio nem está muito distante, e...

Fechar