A arte que se escondia em Auschwitz, a maior fábrica de morte da história!

Exposição reúne algumas das 2.000 obras produzidas no campo nazista de extermínio. Local chegou a ter um museu com desenhos ordenados pelos guardas.

Uma sala da exposição, com o cartaz da entrada do campo de Auschwitz, onde se lê “O trabalho liberta”.

Com Auschwitz acabou a poesia, escreveu o filósofo alemão Theodor Adorno. Mas não a arte. Os presos do campo de concentração e extermínio nazista construído pela Alemanha na Polônia produziram ao menos 2.000 obras de arte, em alguns casos desenhos a carvão feitos com materiais roubados de seus guardas, que descreviam o horror de sua vida cotidiana; em outros, trabalhos artísticos pedidos pelos próprios oficiais da SS, que chegaram a manter um museu nas instalações onde foi assassinada 1,1 milhão de pessoas, o chamado Lagermuseum. Agora, pela primeira vez, a pintura e os desenhos criados pelos presos da maior fábrica da morte da história estão reunidos em uma exposição em Cracóvia, cidade polonesa situada a cerca de 70 quilômetros do campo nazista, a Face to face. Art in Auschwitz.

A exposição, aberta até 19 de novembro e organizada para marcar o aniversário de setenta anos da conversão de Auschwitz em um museu, reúne também os originais de um dos documentos mais importantes do Holocausto, o chamado Caderno de esboços de Auschwitz. São desenhos a lápis feitos em 22 pequenas folhas que um preso anônimo escondeu. Ele foi encontrado em 1947 por um antigo presidiário, Jozef Odi, que era guarda do recém inaugurado museu. O autor mostra a chegada de um transporte com deportados judeus, a separação de famílias e o encaminhamento das vítimas para as câmeras de gás. Era alguém que conhecia todo o processo dos assassinatos cometidos em Auschwitz.

“Os objetos criados ilegalmente pelos presos eram muito importantes”, explica a curadora do Museu de Auschwitz, Agnieszka Sieradzka, responsável pela mostra e autora de um livro titulado justamente Lagermuseum. “Eram pessoas que não tinham nada: só seu uniforme, uns sapatos de madeira, um gorro, uma colher e uma vasilha para a sopa, da qual suas vidas dependiam. A arte era algo que os convertia em humanos. Não se pode esquecer que são desenhos realizados com materiais roubados da SS, mediante grande risco”. Qualquer forma de arte ou criação —conservam-se também pequenas peças talhadas em madeira— era uma forma de resistência, mas também de vida, de luta contra o terror que pretendia anulá-los como seres humanos. “Toda imagem estava proibida”, ressalta Sieradzka. “Ao desenhar arriscavam a vida”.

Mas as pinturas que se conservam do campo nazista não refletem só o sofrimento dos presos no campo, mas também sua exploração. Como escreve a curadora no catálogo da amostra, “a arte, como a música que interpretava a orquestra do campo, foi incorporada à propaganda nazista e explorada pela SS com diferentes objetivos. Estava totalmente subordinada a uma política determinada, mas também aos desejos individuais da SS”.

Os presos foram obrigados a pintar murais de propaganda para o refeitório de seus assassinos, refletindo a mais pura estética nazista. E também quadros de paisagens ou retratos que refletiam a mesma ideologia racista e fanática em que se baseava um local como Auschwitz. Também se conserva um documento especialmente assustador, seguramente desenhado por um Kapo —um preso que ajudava a SS, em troca de privilégios, que normalmente eram conhecidos por sua crueldade—. Trata-se de um manual de comportamento para os guardas em forma de desenhos. Mostra o que era certo e o que era errado: em um desenho se vê guardas distraídos, fumando, enquanto um preso escapa (errado) e outro disparando contra todos os presos quando alguém tenta fugir (certo). Parece uma piada de mau gosto, mas é um dos tantos exemplos da “banalidade do mal”: o manual circulou pela maioria dos campos de concentração do Estado nazista.

A mostra recolhe também retratos dos presos —”As caras mudavam tão rápido que não era possível reconhecê-los”, escreveu sobre eles um de seus autores, Wlodzimierz Siwierski, preso 4629, resistente polonês que passou dois anos em Auschwitz e sobreviveu à guerra—, cenas de torturas e surras, das marchas durante o frio para se trabalhar como escravos, do barro que se multiplicava por todas partes ou de presos classificando sapatos no Canadá, o nome que recebia o local do campo onde chegavam todos os pertences de judeus enviados às câmeras de gás (cerca de 870.000 pessoas foram assassinadas logo após chegar ao campo de Auschwitz II, Birkenau).

Seus autores são em alguns casos anônimos, mas em muitos outros estão identificados. E alguns sobreviveram ao nazismo e se converteram em artistas importantes, como Xawery Dunikowski (preso número 774) ou Jan Komski (preso número 564 e 152.884, porque foi detido duas vezes, embora seus captores nunca tenham sabido). Komski emigrou para os Estados Unidos após a guerra e trabalhou como ilustrador para o The Washington Post. Alguns desenhos, como os esboços, foram encontrados após a guerra. Outros foram retirados ilegalmente pela resistência do campo. Todos eles, os que sobreviveram e os que não, os que conhecemos e os anônimos, foram capazes de criar algo mais que arte: vida no meio da morte. [FONTE: EL PAÍS]

Contextualização:

Um Testemunho para o Mundo: Documentário especial exibido em 1989 pela TV 2 Cultura – Documento – quando os aliados na Segunda Guerra Mundial adentraram nos campos de concentração na Alemanha Nazista. Cenas verídicas registradas em condições de guerra.

FOTOS: “Auschwitz-Birkenau (Poland)” — em Auschwitz-Birkenau [27 de janeiro, é o aniversário em que as tropas soviéticas libertaram os judeus do campo de concentração nazista de Auschwitz.].

German Nazi Concentration and Extermination Camp where the jews were murdered (Campo de concentração e extermínio nazista onde os judeus foram assassinados). 

MAIS…

MAIS…

>> Leia também: Islã Significa Submissão ou morte!

>> Leia aqui no site tudo sobre Boko Haram

>> Leia aqui no site tudo sobre Arábia Saudita

>> Leia também: O QUE É A ONU? – CRIAÇÃO LUCIFERIANA!

>> Leia também: O guerreiro filho do deserto: Dossiê Muammar al-Gaddafi

>> Leia também: ONU não reconhece genocídio de cristãos por muçulmanos!

>> Leia também: Como os muçulmanos devem tratar os cristãos segundo o Islamismo

>> Leia também: Por que as feministas ocidentais não se preocupam com as mulheres muçulmanas?

>> Leia também: Cem mil cristãos são mortos por ano devido a perseguição religiosa e extremismo islâmico!

>> Leia também: Estados Unidos aceitaram apenas 28 cristãos refugiados, mas aceitaram 5.435 refugiados muçulmanos, apesar do genocídio incomparável do Islamismo contra os cristãos! Explicado?

>> Leia também: Barack Obama é o primeiro presidente gay dos EUA

>> Leia também: Obama não nasceu nos EUA, sua presidência é ilegal

>> Leia também: Barack Obama usa anel com a declaração de fé: “Não há Deus senão Alá”

>> Leia também: A União Europeia propõe o uso da identidade digital para acessar a internet!

>> Leia também: Internet mundial sob controle da ONU: Um legado de Barack Hussein Obama

>> Leia também: Barack Hussein Obama entrega internet a ONU e “organismos internacionais”

>> Leia também: Bomba! Barack Obama é desmascarado de maneira conclusiva como criação da CIA

>> Leia também: Obama revela que mantém uma estátua de um deus Hindu e Buda no bolso (VÍDEO)

>> Leia também: Principais comandantes do Estado Islâmico (ISIS) fugiram para a América, alarma a Rússia

>> Leia também: Meninas adolescentes que saíram de casa para se tornarem “noivas” do ISIS descobrem que o ISIS é mau!

>> Leia também: RELIGIÃO DE PAZ? Clérigo muçulmano no Brasil ensina como bater em esposas

>> Leia também: Como os muçulmanos devem tratar os cristãos segundo o Islamismo

>> Leia também: Se o paraíso islâmico tem 72 virgens, que interesse despertaria em uma mulher-bomba?

>> Leia também: Por que os terroristas do Estado Islâmico (ISIS) executam gays, mas mantêm homossexuais em suas fileiras?

>> Leia também: Estupro e Escravidão Sexual: Por que, no Islamismo, uma mulher é presa, açoitada ou morta depois de ser estuprada?

>> Leia também: A forma e a fórmula do verdadeiro batismo bíblico: Todos os batismos realizados pelos apóstolos foram em nome do Senhor Jesus Cristo!

>> Leia aqui no site tudo sobre o Estado Islâmico

>> Leia também: A farsa do Estado Islâmico (ISIS)

>> Leia também: ESTOURO: A Farsa do Grupo Terrorista ISIS

>> Leia também: Falsos ataques terroristas (False-Flag Attack)

>> Leia também: EUA e aliados são os principais financiadores mundiais do terrorismo!

>> Leia também: Está provado…EUA, Israel, OTAN e Aliados criaram e financiam o ISIS

>> Leia também: Maior cemitério do mundo recebe vítimas do Estado Islâmico no Iraque!

>> Leia também: NOM: Papa Francisco diz que a Rússia é chave para a paz e pede ao Irã que trabalhe pela paz no Oriente Médio e combata o terrorismo

>> Leia também: ROMA PAPAL: MUITO OURO E PODER

>> Leia também: Banco do Vaticano é o principal acionista da maior indústria de armamentos do mundo, a Pietro Beretta!

>> Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS

>> Leia também: Patriarca Kirill de Moscou pede a recuperação de “valores” de Lênin e Stálin

>> Leia também: Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: RELIGIÃO ÚNICA A TODO VAPOR: Papa Francisco vai à Sinagoga e dias depois recebe convite para visitar a maior Mesquita do Ocidente

>> Leia também: NOM: Papa Francisco diz que a Rússia é chave para a paz e pede ao Irã que trabalhe pela paz no Oriente Médio e combata o terrorismo

>> Leia também: Barack Hussein Obama 3º Mandato? FEMA, Lei Marcial, Desastres…Está Tudo Preparado?

>> Leia também: Carta escrita pelo ‘Papa’ da maçonaria Albert PIke em 1871 (século XIX) revela a 3ª Guerra Mundial. Chocante!

>> Leia também: Por que a eleição americana entre Clinton e Trump é uma farsa?

>> Leia também: Entenda o que é a política, por que a democracia é um mito e as eleições um ritual!

>> Leia também: Ig Farben, o extermínio de milhões de pessoas e o grupo farmacêutico Bayer-Basf

>> Leia também: ‘El País’: Temer inaugura a república evangélica com católicos, protestantes e pentecostais!

>> Leia também: O último grande engano com a união do Catolicismo, Protestantismo apostatado e Espiritismo em todo o mundo!

>> Leia também: BALAÃO: A IMAGEM FIEL DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA DO PROTESTANTISMO APOSTATADO EM NOSSA GERAÇÃO!

>> Leia também: Profecias de Daniel 11: Evangélicos e católicos ‘conservadores’ do Brasil estão empurrando a política para o conservadorismo da direita apostatada!

>> Leia também: Michel Temer foi empossado presidente do Brasil em reunião exclusiva com maçons evangélicos e católicos antes de dar o golpe final contra o governo de Dilma Rousseff

MAIS…

>> Leia também: Bomba! Barack Obama é desmascarado de maneira conclusiva como criação da CIA

>> Leia também: Obama não nasceu nos EUA, sua presidência é ilegal

>> Leia também: Obama revela que mantém uma estátua de um deus Hindu e Buda no bolso (VÍDEO)

>> Leia também: Barack Obama usa anel com a declaração de fé: “Não há Deus senão Alá”

>> Leia também: Barack Obama é o primeiro presidente gay dos EUA

>> Leia também: EUA: As eleições preparam a guerra!

>> Leia aqui no site tudo sobre o Estado Islâmico

>> Leia também: ESTOURO: A Farsa do Grupo Terrorista ISIS

>> Leia também: Falsos ataques terroristas (False-Flag Attack)

>> Leia também: Está provado…EUA, Israel, OTAN e Aliados criaram e financiam o ISIS

>> Leia também: Estados Unidos e aliados são os principais financiadores mundiais do terrorismo!

>> Leia também: Patriarca Kirill de Moscou pede a recuperação de “valores” de Lênin e Stálin

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes ou existe um poder superior que domina a Casa Branca?

>> Leia também: NOM: Papa Francisco diz que a Rússia é chave para a paz e pede ao Irã que trabalhe pela paz no Oriente Médio e combata o terrorismo

>> Leia também: Setembro de 2015 e Agenda ONU 2030 – A Escravidão Global

>> Leia também: Setembro de 2015 e Agenda ONU 2030 – A Escravidão Global – Parte 2

>> Leia também: Oculto Revelado: Reunião do Clube Bilderberg 2016!

>> Leia também: Bilderberg: Misteriosa conferência reúne elite mundial na Alemanha!

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial: O Jogo Illuminati

>> Leia também: Mídia: Berlim e Paris planejam ‘Superestado europeu’ em vez da UE

>> Leia também: Nova Thatcher? Quem é Theresa May, a nova primeira-ministra do Reino Unido

>> Leia também: Brexit: O Filme – A liberdade não está livre!

>> Leia também: Cenário Internacional: Reino Desunido = Desunião Europeia; Tese, Antítese = Síntese

>> Leia também: Uma nova Europa? O Reino Unido ainda pode voltar atrás no Brexit? Entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

>> Leia também: Guerra de titãs: Globalistas vs Nacionalistas!

>> Leia também: Os 4 Cavaleiros do Apocalipse e a Cronologia do Fim!

>> Leia também: Conceitos de direita e esquerda estão em desarmonia com a cosmovisão bíblica!

>> Leia também: Nazismo e Comunismo (Direita e Esquerda), ambos manipulados pela elite capitalista

>> Leia também: Carta escrita pelo ‘Papa’ da maçonaria Albert PIke em 1871 (século XIX) revela a 3ª Guerra Mundial. Chocante!

RELACIONADOS:

>> Leia também: REVELAÇÃO BÍBLICA: Símbolos Proféticos – Significado Literal

Acesse: A Profecia das Nações

Acesse: O SINAL DO ANTICRISTO

Acesse: A MARCA DO ANTICRISTO

Acesse: A Verdadeira Marca da Besta

>> Leia também: Microchip, Tecnologia e 666 – Tirando o nosso foco na verdade bíblica da verdadeira Marca da Besta!

Acesse: O Anticristo vem do Islamismo?

Acesse: A Grande Batalha do Armagedom

>> Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS

>> Leia também: O QUE É A ONU? – CRIAÇÃO LUCIFERIANA!

>> Leia também: Islamismo ou Vaticano: Quem cumpre a profecia?

>> Leia também: O falso papa e o cumprimento da profecia do Terceiro Templo – A Religião Mundial

Acesse: Vi emergir do Mar uma Besta …E deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade

Acesse: A segunda Besta …e faz que a Terra e os que nela habitam adorem a primeira Besta, cuja chaga mortal fora curada

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial de Apocalipse 13 e 17 em Detalhes!

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes ou existe um poder superior que domina a Casa Branca?

>> Leia também: Banco do Vaticano é o principal acionista da maior indústria de armamentos do mundo, a Pietro Beretta!

>> Leia também: Roma Papal mudou os tempos e a Lei de Deus; Mudança para o Calendário Gregoriano faz aniversário hoje! 

>> Leia também: Uma farsa muito grande está sendo montada: A Chegada! Estão nos preparando definitivamente para um contato alienígena?

>> Leia também: Antes, durante e depois da Reforma Protestante: pessoas fiéis ao Senhor Jesus Cristo que afirmaram com todas as letras que Roma Papal é o sistema do Anticristo!

_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Religião
Marxismo “Global”: maquiadora de famosas, Sal Moretti pode ser a primeira pastora trans do país!

..."Então Deus determinou: “Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os...

Fechar