Cardeais “rebeldes” acusam o papa Francisco de heresia e pedem que ele mude ensinamentos sobre questões de família!

Esses sacerdotes mais conservadores acusam o pontífice de causar confusão em relação a assuntos-chave para a doutrina católica.

Cardeais pedem que papa mude ensinamentos sobre questões de família. Na tradição da Igreja existe a prática da correção ao Sumo Pontífice, explica o cardeal Raymond Burke.

Cardeais pedem que papa mude ensinamentos sobre a família.

Cardeais pedem que papa mude ensinamentos sobre a família.

Alguns dos ensinamentos do papa Francisco na encíclica “Amoris Laetitia” [A Alegria do Amor], estão sendo questionados por quatro cardeais conservadores católicos. Para eles, esse é documento de peso sobre a família, mas que semeia confusão sobre temas morais importantes, como o divórcio e a homossexualidade.

Os cardeais estão vindo a público com sua reclamação, pois o Papa não respondeu ao pedido feito por eles em abril. Na encíclica, Francisco pede que a igreja católica seja menos rígida e mais compassiva com os membros “imperfeitos”. Cita como exemplo aqueles que se divorciaram e voltaram a se casar. Seu argumento é que “ninguém pode ser condenado para sempre”.

Ele pediu aos sacerdotes de todo o mundo que “acolham” gays, lésbicas e outras pessoas que vivem em situações que a igreja considera “irregulares”. Não disse que considera válido o casamento gay, mas a linguagem dúbia afirma que devem ser valorizados os “sinais de amor de que, de algum modo, refletem o amor de Deus”.

Na época que foi publicado o documento de 260 páginas, argumentou-se que era uma tentativa de tornar a igreja “mais inclusiva” e “menos condenatória”.  Os cardeais — dois alemães, um italiano e um norte-americano — tomaram uma postura considerada extrema.

No passado, o pontífice teve desentendimentos com os mais conservadores dentro do Vaticano. Eles temem que Francisco esteja enfraquecendo os ensinamentos milenares sobre a família, preferindo se dedicar a defender problemas sociais como a mudança climática e a desigualdade econômica.

Segundo a lei da igreja, quem se divorcia e volta a casar não poderia receber a comunhão, uma vez que seu primeiro casamento ainda é válido e por isso eles estão vivendo em adultério. Na encíclica, o Papa fica ao lado dos progressistas que deixam a cargo do padre ou bispo decidir, juntamente com o fiel, se ele ou ela pode ser reintegrado plenamente e receber a comunhão.

Grave erro papal.

Em uma entrevista ao National Catholic Register, o Cardeal Raymond Burke explicou que a decisão de confrontar publicamente o papa é justificada pela ‘tremenda divisão’ que a encíclica pode causar no seio da Igreja.

Segundo ele, a Igreja Católica neste momento “passa por uma enorme confusão em relação a vários pontos da encíclica… esses pontos críticos estão relacionados com princípios morais irreformáveis”. Assegura ainda que os cardeais acreditam ser sua responsabilidade “pedir um esclarecimento a respeito dessas questões, com o objetivo de colocar fim à propagação da confusão que, de fato, está levando o povo ao erro”.

Burke alega que o papa “é o fundamento da unidade dos bispos e de todos os fiéis. Essa ideia, por exemplo, de que o papa deva ser algum tipo de inovador, que está conduzindo uma revolução na igreja ou algo do tipo, é completamente alheia ao Múnus Petrino [autoridade passada por Pedro]”.

Citando o versículo de Gálatas (1:8), lembra que ninguém pode “pregar qualquer evangelho diferente do qual eu [Paulo] vos preguei”. Logo, existe na tradição da Igreja, a prática da correção ao Sumo Pontífice. Embora seja algo muito raro, os cardeais estão dispostos a exigir que Francisco corrija o que seria “um grave erro”. [Com informações de GOSPEL PRIME]

Quem são os cardeais rebeldes que acusam o papa Francisco de heresia?

Uma rebelião anunciada. Um grupo de cardeais manifestou publicamente preocupação com os ensinamentos do papa Francisco, acusando o pontífice de causar confusão em relação a assuntos-chave para a doutrina católica.

Cardeais redigiram a carta e a tornaram pública, em uma manobra sem precedentes no Vaticano: Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner.

Cardeais redigiram a carta e a tornaram pública, em uma manobra sem precedentes no Vaticano: Walter Brandmüller, Raymond Burke, Carlo Caffarra e Joachim Meisner.

(17-11-2016) –  Em carta divulgada nesta semana, os sacerdotes questionam o papa por encorajar a Amoris Laetitia (Alegria do Amor), documento que é uma tentativa de abrir novas portas para católicos divorciados e tornar a Igreja mais tolerante com questões relacionadas à família.

A rigor, a carta não é nova: os cardeais a enviaram ao papa em setembro, com cinco perguntas específicas que exigem apenas um “sim” ou um “não” como resposta. Eles querem esclarecer o que consideram dúvidas ou imprecisões, no que diz respeito “à integridade da fé católica “.

A novidade é que agora eles decidiram tornar seu questionamento público.

Setores mais conservadores da Igreja estão inquietos diante das ideias mais liberais do Papa Francisco.

Setores mais conservadores da Igreja estão inquietos diante das ideias mais liberais do Papa Francisco.

Os religiosos, representantes de setores mais conservadores do catolicismo, sugerem que o papa criou uma “grave desorientação e confusão entre os fiéis”. E pedem a ele uma resposta para as “interpretações contraditórias” decorrentes de seu tratado sobre o amor.

Pano de fundo.

Assinada por quatro cardeais, a carta representa um sinal claro de dissidência, que reflete o descontentamento dos setores mais conservadores da Igreja.

Dos signatários, três são cardeais aposentados: os alemães Walter Brandmüller e Joachim Meisner e o italiano Carlo Caffarra. O americano Raymond Leo Burke, único que ainda está na ativa, é crítico frequente do papa Francisco.

Eles afirmam que decidiram tornar a carta pública após esperar dois meses por uma resposta do pontífice que nunca chegou.

Publicado em abril, o documento, de 260 páginas, é fruto de três anos de trabalho.

Publicado em abril, o documento, de 260 páginas, é fruto de três anos de trabalho.

Mas, por trás da carta, o que se observa é uma rivalidade latente entre setores da Igreja, que já tinha sido esboçada em abril deste ano, quando a Laetitia Amoris foi publicada.

Com 260 páginas, o tratado é um guia para a vida em família e propõe que a Igreja aceite algumas realidades da sociedade contemporânea.

Ao invés de fazer críticas, o documento convida os sacerdotes a tratarem com compaixão, por exemplo, os católicos divorciados que voltam a casar, dizendo que “ninguém pode ser condenado para sempre. “

Trata-se de uma das tentativas mais contundentes do papa Francisco em tornar a Igreja Católica mais aberta e inclusiva para seus 1,3 bilhão de fiéis no mundo.

Cardeal Christoph Schonborn segura uma cópia da Laetitia Amoris, considerada bem-vinda por muitos, mas insuficiente para outros.

Cardeal Christoph Schonborn segura uma cópia da Laetitia Amoris, considerada bem-vinda por muitos, mas insuficiente para outros.

Alguns religiosos afirmam, no entanto, que a Laetitia Amoris está cheia de imprecisões que dão origem a interpretações contraditórias da doutrina católica.

De acordo com especialistas, os cardeais não escolheram tornar a carta pública agora por acaso. A divulgação aconteceu logo após o vazamento de uma correspondência do papa com os bispos de Buenos Aires, sua terra natal, em que o pontífice sugere uma interpretação do seu tratado, considerado uma “heresia” por um dos cardeais signatários.

Em particular, o polêmico capítulo oito de Amoris laetitia, que fala da possibilidade dos divorciados que voltam a se casar em cerimônias civis, sem conseguir a anulação da união religiosa, receberem a comunhão.

Aos divorciados que voltam a se casar no civil, a Igreja proíbe a comunhão, que é parte central da liturgia católica.

Aos divorciados que voltam a se casar no civil, a Igreja proíbe a comunhão, que é parte central da liturgia católica.

A Igreja proíbe a comunhão de divorciados há séculos, por considerar como “irregular” ou ato de adultério toda tentativa de se constituir um casal após uma separação, a menos que se abstenha de relações sexuais e a convivência seja “como irmão e irmã”.

A Amoris laetitia não altera a doutrina, mas abre brechas para que os bispos de cada país a interpretem de acordo com a cultura local e avaliem cada caso.

Para o papa Francisco, há fatores que limitam a “responsabilidade e culpa” do divorciado, então a Amoris laetitia abre a possibilidade de acesso aos sacramentos da reconciliação e da Eucaristia”.

“Não há outra interpretação”, informou o pontífice, em sua carta aos bispos argentinos.

"Os tempos mudaram", diz a chamada da revista 'Rolling Stone' com o Papa na capa.

“Os tempos mudaram”, diz a chamada da revista ‘Rolling Stone’ com o papa Francisco na capa.

Aos olhos do público.

A carta dos cardeais dissidentes, divulgada na segunda-feira, questiona o papa especificamente sobre esta questão.

Eles o fazem por meio de dilemas, questões teológicas que exigem uma resposta positiva ou negativa, e que são um mecanismo para tirar dúvidas sobre temas relacionados aos sacramentos ou padrões morais.

O primeiro dilema questiona se, ao contrário do que foi estabelecido por papas anteriores, “agora é possível perdoar” ou “dar a comunhão a uma pessoa que, embora unida por um casamento, vive com outra como marido e mulher”, o que contradiz expressamente a encíclica do papa João Paulo II de 1981.

O alemão Joachim Meisner, um dos cardeais que assinaram a carta.

O alemão Joachim Meisner, um dos cardeais que assinaram a carta.

De acordo com os cardeais, a falta de resposta do pontífice a essa e outras quatro questões levou à decisão de tornar a carta pública, diante da sua “consciência de responsabilidade pastoral.”

Os sacerdotes negam, no entanto, que se trate de um ataque “conservador” contra setores “progressistas” da Igreja, ou uma “tentativa de fazer política” ou de se rebelar contra o papa.

As entrelinhas políticas.

Para os teólogos mais conservadores, os ensinamentos modernos do papa sobre as famílias e divorciados católicos são, em parte, “sacrilégio” e “podem justificadamente ser considerados hereges”, como sinalizou Steve Skojec, cofundador e diretor da publicação católica One Peter Five.

Eles veem o tratado como um movimento do pontífice para afrouxar as normas morais que regem os fundamentos da Igreja.

Raymond Burke, único cardeal que assinou a carta e segue exercendo a função, foi nomeado pelo papa Bento 16 em 2010.

Raymond Burke, único cardeal que assinou a carta e segue exercendo a função, foi nomeado pelo papa Bento 16 em 2010.

Outros religiosos acreditam, no entanto, que a Amoris laetitia não tem peso suficiente para alimentar uma revolta entre os cardeais, muito menos o vazamento da correspondência do papa com os bispos portenhos.

A verdade é que a carta dos cardeais não é a primeira interpelação ao líder do catolicismo. Em julho, 45 teólogos e sacerdotes assinaram outro documento, dirigido ao Colégio dos Cardeais, exigindo esclarecimentos do papa Francisco.

Questões relacionadas ao divórcio – assim como à homossexualidade, à educação sexual, à desigualdade econômica, à responsabilidade no combate às mudanças climáticas e outros temas sensíveis para a hierarquia católica – vêm expondo a cisão entre o papa e os setores mais conservadores da Igreja.

Para os grupos mais liberais, a reforma da Igreja está longe de ser a ideal.

Para os grupos mais liberais, a reforma da Igreja está longe de ser a ideal.

“O papa não mudou a doutrina, mas abriu as portas para uma maior conexão com os católicos em questões como o divórcio, para que sejam analisados casos individuais”, afirma a jornalista Caroline Wyatt, responsável há muitos anos pela cobertura de temas religiosos na BBC.

“Os conservadores dizem, por sua vez, que o papa abre caminho para um futuro caos, ao introduzir a ideia de que uma solução única para todos não deve ser o caminho a seguir dentro da Igreja”.

No outro extremo, diz Wyatt, estão os liberais, também infelizes. Mas, neste caso, porque não consideram suficiente o processo tardio de modernização da Igreja: esperam “algo que o papa nunca será capaz de entregar.” [FONTE: BBC]

>> Leia aqui no site tudo sobre AIDS

>> Leia aqui no site tudo sobre Robôs Sexuais

>> Leia também: Cardeais “rebeldes” acusam o papa Francisco de heresia e pedem que ele mude ensinamentos sobre questões de família!

>> Leia também: Ig Farben, o extermínio de milhões de pessoas e o grupo farmacêutico Bayer-Basf

MAIS…

>> Leia também: ALÉM DO ARCO-ÍRIS

>> Leia aqui no site tudo sobre Ideologia de Gênero

>> Leia também: Comunidade cristã lança bíblia gay!

>> Leia também: Casal de duas: lésbicas e evangélicas!

>> Leia também: O QUE É A ONU? – CRIAÇÃO LUCIFERIANA!

>> Leia também: Testemunho de Ramon Pedro ex-homossexual, ex-gay!

>> Leia também: Papa Francisco aprova oficialmente a união homossexual

>> Leia também: Papa Francisco diz que “cristãos” devem pedir perdão aos gays!

>> Leia também: A experiência catastrófica de um psicólogo com a Ideologia de Gênero

>> Leia também: TESTEMUNHO: Sou ex-travesti e o seu preconceito não aceita essa verdade

>> Leia também: Mundo sem Deus: “Somos gays, somos casados e somos pastores evangélicos”

>> Leia também: Barack Obama é o primeiro presidente gay dos EUA

>> Leia também: Papa Francisco aprova oficialmente a união homossexual

>> Leia também: Papa Francisco diz que “cristãos” devem pedir perdão aos gays!

>> Leia também: Testemunho de Ramon Pedro ex-homossexual, ex-gay!

>> Leia também: “Nem Deus, nem Diabo, nem homem algum foi capaz de acabar com o amor entre duas mulheres Evangélicas”

>> Leia aqui no site todos os Artigos e Estudos do jornalista e teólogo Júlio César Prado

>> Leia também: “A tentação não me define, e sim o que faço com ela”, diz pastor que venceu homossexualismo

>> Leia também: TESTEMUNHO: Sou ex-travesti sim, casado e muito feliz! O seu preconceito não aceita essa verdade

>> Leia também: Após o papa Francisco pedir ao mundo maior aceitação e compreensão com “famílias não tradicionais” em sua exortação apostólica pós-sinodal “Amoris Laetitia”, Dicionários começam alterar a definição de “família” para incluir gays

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes ou existe um poder superior que domina a Casa Branca?

MAIS…

>> Leia também: Origem do Espiritismo

>> Leia também: IMORTALIDADE DA ALMA

>> Leia aqui no site tudo sobre Imortalidade da Alma

>> Leia também: Exus do Candomblé e seus nomes no Catolicismo

>> Leia tudo sobre: Maçonaria

>> Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS

>> Leia também: Maçonaria explicada e à luz do Cristianismo

>> Assista também: Documentário – Maçonaria: Trevas ou Luz?

> Leia também: Mágicos (feiticeiros) provam a existência do sobrenatural

>> Leia aqui no site tudo sobre Lúcifer

>> Leia também: MISSA NEGRA NO VATICANO

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes?

>> Leia também: Qual a origem da Igreja Católica Apostólica Romana?

>> Leia também: Você vai pensar duas vezes antes de comer uma bala de goma!

>> Leia também: Filme espírita com a mentira da imortalidade da alma terá continuação

>> Leia também: Maria, a mulher escolhida pelo Eterno na Terra como mãe de Jesus, é virgem até hoje?

>> Leia também: O Vaticano apresentou ao mundo o seu deus. Papa Francisco declara: Lúcifer é Deus

>> Leia também: “Princípios satânicos têm moral superior a dos 10 Mandamentos”, afirma a autora e psicóloga norte-americana Valerie Tarico

>> Leia também: Em entrevista, Príncipe Dom Bertrand declara: “A religião católica apostólica romana é a religião verdadeira”

>> Leia também: O homem mais poderoso do mundo! Papa “negro” jesuíta

>> Leia também: Órgão Oficial da Maçonaria do Brasil revela lista de 110 maçons famosos

>> Leia também: A PREPARAÇÃO DA RELIGIÃO E DO ESTADO PARA O DECRETO DOMINICAL!

>> Leia também: O Vaticano apresentou ao mundo o seu deus. Papa Francisco declara: Lúcifer é Deus

>> Leia também: Leis de descanso dominical existem há muito tempo nos EUA. Conheça as Blue Laws ou “Leis Azuis”

>> Leia também: Quem é Baphomet? Conheça os códigos ocultos na polêmica escultura do ‘Templo Satânico’ nos EUA

>> Leia também: Conheça o verdadeiro Reverendo Billy Graham — Ele não é a pessoa que você imaginava que conhecia!

>> Leia também: Vaticano e a revelação dos Extraterrestres – WikiLeaks

>> Leia também: Uma farsa muito grande está sendo montada: A Chegada!

>> Leia também: Haverá um arrebatamento secreto Pré e Meso-Tribulacionista?

>> Leia também: ESTÃO NOS PREPARANDO HÁ 20 ANOS (OU MAIS) PARA DESVIARMOS O FOCO DO VERDADEIRO ANTICRISTO E SEU SISTEMA: HÁ APOSTASIA PARA TODO LADO E EM HOLLYWOOD!

>> Leia também: BLUE BEAM PROJECT

>> Leia também: Hillary Clinton quer chamar a atenção prometendo abrir os arquivos sobre ETs!

>> Leia também: Triângulo das Bermudas e mistérios que ninguém explica, a Bíblia descomplica

>> Leia também: A verdade sobre a A ‘estrada dos extraterrestres’ que leva à misteriosa área 51 nos EUA

>> Leia também: CIA libera acesso a arquivos secretos sobre ETs e OVNIs

>> Leia também: Conheça LUCIFER, o telescópio do Vaticano localizado no Monte Graham, no Arizona (EUA)

>> Leia também: A GRANDE FARSA ALIENÍGENA: Filme Independence Day: O Ressurgimento, mostra em trailer extraterrestres, atacando a Terra!

>> Assista também: SÉRIE – Eventos do Fim | Tudo que a TV não Mostra | Desastres Climáticos | Manipulação da Mídia (22)

>> Assista também: SÉRIE – Eventos do Fim | Tudo que a TV não Mostra | Desastres Climáticos | Manipulação da Mídia (23)

>> Assista também: SÉRIE – Eventos do Fim | Tudo que a TV não Mostra | Desastres Climáticos | Manipulação da Mídia (24)

>> Assista também: SÉRIE – OS SINAIS DO FIM: “A OPRESSÃO DOS GOVERNOS”

>> Assista também: SÉRIE – ALIENS: DOCUMENTOS SECRETOS

>> Leia também: FILME “X-MEN APOCALYPSE” MOSTRA “ABADOM” O ANJO DO ABISMO

>> Leia também: Muita guerra e destruição no novo trailer de “X-Men: Apocalipse”

>> Leia aqui no site tudo sobre o Estado Islâmico

>> Leia também: ESTOURO: A Farsa do Grupo Terrorista ISIS

>> Leia também: Está provado…EUA, Israel, OTAN e Aliados criaram e financiam o ISIS

>> Leia também: Rabino-chefe de Israel admite reconstruir templo de Jerusalém junto a mesquita islâmica Al-Aqsa; “Há muito espaço para judeus, cristãos, muçulmanos, todos!”

>> Leia aqui no site tudo sobre o Terceiro Templo

>> Leia também: O falso papa e o cumprimento da profecia do Terceiro Templo

>> Leia também: A NOVILHA VERMELHA E A RECONSTRUÇÃO DO TERCEIRO TEMPLO

>> Leia também: Israel já tem levitas prontos para fazerem os sacrifícios no Terceiro Templo

>> Leia também: A SINAGOGA DE SATANÁS: “Marcha para Sião” – Cristianismo Sionista, e Israel 1948 Exposto!

>> Leia também: “Princípios satânicos têm moral superior a dos 10 Mandamentos”, afirma a autora e psicóloga norte-americana Valerie Tarico

>> Leia também: ESTÃO NOS PREPARANDO HÁ 20 ANOS (OU MAIS) PARA DESVIARMOS O FOCO DO VERDADEIRO ANTICRISTO E SEU SISTEMA: HÁ APOSTASIA PARA TODO LADO E EM HOLLYWOOD!

>> Leia também: SOANDO A TROMBETA PARA A BATALHA FINAL: NO PASSADO O VATICANO CRIOU O ISLÃ, NO PRESENTE OS EUA CRIARAM O ESTADO ISLÂMICO. ALVO? JERUSALÉM!

>> Leia também: SERVIÇO NO SANTUÁRIO: SANTUÁRIO TERRESTRE E SANTUÁRIO CELESTIAL

>> Leia também: O último Imperador romano, o Anticristo romano e a última cruzada do Vaticano – Alberto Rivera de Roma para Yeshua revelou o passado para entendermos o futuro!

RELACIONADOS:

>> Leia também: REVELAÇÃO BÍBLICA: Símbolos Proféticos – Significado Literal

Acesse: A Profecia das Nações

Acesse: O SINAL DO ANTICRISTO

Acesse: A MARCA DO ANTICRISTO

Acesse: A Verdadeira Marca da Besta

>> Leia também: Microchip, Tecnologia e 666 – Tirando o nosso foco na verdade bíblica da verdadeira Marca da Besta!

Acesse: O Anticristo vem do Islamismo?

Acesse: A Grande Batalha do Armagedom

>> Leia também: ECUMENISMO: A RELIGIÃO DE SATANÁS

>> Leia também: O QUE É A ONU? – CRIAÇÃO LUCIFERIANA!

>> Leia também: Islamismo ou Vaticano: Quem cumpre a profecia?

>> Leia também: O falso papa e o cumprimento da profecia do Terceiro Templo – A Religião Mundial

Acesse: Vi emergir do Mar uma Besta …E deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade

Acesse: A segunda Besta …e faz que a Terra e os que nela habitam adorem a primeira Besta, cuja chaga mortal fora curada

>> Leia também: A Nova Ordem Mundial de Apocalipse 13 e 17 em Detalhes!

>> Leia também: 4 de Julho: Os Estados Unidos são independentes ou existe um poder superior que domina a Casa Branca?

>> Leia também: Banco do Vaticano é o principal acionista da maior indústria de armamentos do mundo, a Pietro Beretta!

>> Leia também: Uma farsa muito grande está sendo montada: A Chegada! Estão nos preparando definitivamente para um contato alienígena?

_______
Siga APCNEWS no Facebook e Twitter

Deixe seu comentário!
Mais em Apostasia
Microchip, Tecnologia e 666 – Tirando o nosso foco na verdade bíblica da verdadeira Marca da Besta!

A Marca da Besta é um Microchip? Dentre todos os tópicos da Bíblia, talvez a Marca da Besta seja o...

Fechar